Entrecosto de Porco Preto Assado com Batatinhas


As coisas simples são muitas vezes as melhores. Às vezes complicamos sem necessidade, quando a solução passa mesmo por simplificar. Tantas vezes que não há necessidade de grandes floreados para tudo correr bem. Mas nós, agarrados a tantos sentimentos, estigmas, e ideias, fazemos demais demais, pensamos demais, complicamos demais, quando bastava manter tudo numa base de simplicidade e naturalidade.
É assim tantas vezes nas nossas vidas. “Mascaramos” as coisas demais, Não dizemos as coisas como queremos tantas vezes com receios infundados do que os outros vão pensar ou vão dizer. Preocupamo-nos demais com a opinião de terceiros acerca da maneira como nos arranjamos, do que gostamos de fazer, do estilo de vida que levamos, das nossas opiniões e vivências.  Tantas vezes que nos escondemos atrás de máscaras e sorrisos tímidos e não deixamos que os outros nos vejam na nossa essência, ou não queremos que nos vejam na nossa essência para não sermos julgados... E também nos esquecemos de todas as vezes que julgamos os outros porque não pensam como nós, não fazem como nós. No fundo às vezes falta-nos um bocadinho de simplicidade nos nossos sentimentos e nas nossas vidas, e complicamos sem necessidade.
Um dos “exercícios” que tenho tentado fazer é tornar os meus dias mais harmoniosos. Deixar de perder tempo com o que não vale a pena, focar-me no que me interessa, ter tempo para o que realmente conta, dar importância às opiniões e pessoas que realmente se importam comigo (connosco) e tentar deixar de lado tudo o que não seja positivo, tudo o que não me traga felicidade, tudo o que não contribua para tornar os meus dias mais felizes, mais positivos e mais completos. Basicamente focar-me no que realmente interessa... e que na maioria das vezes são, as coisas mais simples do mundo.
E simplicidade por simplicidade, aqui fica esta receita com 3 ingredientes, que resume que para ser bom, não é preciso complicar. 

Tema: Receitas Quentes para Dias Frios

Lisboa - 10 de Novembro - 11h30 Workshops Pop-Up Chiado 
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com

Ingredientes para 4 pessoas:

1 kg de entrecosto de Porco Preto (é importante que seja entrecosto de porco preto!)
20 batatinhas novas com pele
sal marinho q.b.

Preparação:

Numa pirex ou caçarola com tampa, coloque o entrecosto numa só camada. Faça de pois cortes nas batatinhas, cortando-as em fatias, mas sem ir até ao fundo, e coloque à volta do entrecosto. Tempere tudo com sal e tape. Se usar um pirex ou tabuleiro sem tampa, tape bem com papel de alumínio.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar cerca de 1h20.
Sirva depois com legumes salteadas, assados ou uma salada verde variada.


Bom Apetite!

15 comentários :

  1. Anónimo09:51

    É tão isso! Demasiada complicação sem motivo aparente, só por "medo" de sermos "julgados" por terceiros, nas decisões que tomamos.
    Também estou a optar por começar a tentar simplificar as coisas na vida e no dia a dia, e cultivar um espírito positivo perante as coisas. Por vezes, é complicado quando estamos rodeados de pessoas demasiado "tóxicas", nomeadamento no local de trabalho.
    No entanto, "bola para a frente", e pensemos em coisas boas e simples, que não compliquem o nosso "sistema nervoso"!
    Este assado, é parecido ao que costumo fazer, embora leve a massa de alho/vinha de alhos como tempero (não uso o sal). Para fazer, assim que encontrar este entrecosto à venda (quando vou às compras, já não o vejo no linear das carnes frescas).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que deliciosa sugestão!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana,

    Tão verdade o facto de nos compararmos aos outros e de ajustar os nossos comportamentos às suas expectativas. Todos os dias procuro ser genuína em tudo o que faço e manter-me assim coerente em todas as situações. É um exercício exigente mas comigo funciona muito bem.

    Gostei muito da receita embora para mim tenha de ter menos sal...

    Beijinhos
    Margarida

    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Olá, Joana. O importante de ser porco preto tem a ver com o teor de gordura, se for porco normal já não fica bem? Agradeço a partilha de receitas com a Ultra Pro, tenho uma mas, na verdade, não tenho utilizado muito por não saber bem como. Um beijinho e que continuemos a simplificar as nossas vidas sempre com o foco naquilo que realmente importa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato. Todo o sabor da carne de porco preto - que está na gordura - não tem nada a ver se usarmos uma carne de porco "normal".
      Um beijinho

      Eliminar
    2. Obrigada, Joana!

      Eliminar
  5. Quando li a receita achei que se tinha esquecido de referir as castanhas. Afinal a foto das batatas cortado gás é que me enganou. Mas vou experimentar de certeza. E talvez acrescente umas castanheiras que tanto adoro!

    ResponderEliminar
  6. The global Air Quality Monitoring System Market is projected to reach USD 6.0 billion by 2025 from USD 4.3 billion in 2019, at a CAGR of 5.6%. The major factors driving the growth of the AQMS market include the supportive government regulations for effective air pollution monitoring and control associated with the rising levels of air pollution, initiatives towards the development of environment-friendly industries, and increasing public awareness related to the environmental and healthcare implications of air pollution. Based on the product, the market is segmented into indoor monitors (comprising fixed and portable monitors), outdoor monitors (comprising fixed, portable, dust, and particulate monitors as well as AQM stations), and wearable monitors.

    ResponderEliminar

Imprimir