Salmão no Forno com Leite de Coco


Cada vez cozinho menos salmão. Quase nunca salmão daquele fresco à posta, e ocasionalmente do selvagem, que encontro congelado em tranches nos supermercados.
Mas há quem diga que estas tanches de salmão ficam muito secas. Realmente são mais secas do que o salmão à posta que normalmente se encontra à venda, mas também acho que tem muito a ver com a forma como se cozinha, e também eu tive de aprender a cozinhar estas tranches para que ficassem no ponto - porque também o cozinhava demais e o deixava seco ao início.
Para mim o truque é mesmo não cozinhar mais de 15 minutos em forno quente, E assim o salmão fica macio, delicioso e suculento.
Esta receita é muito simples, com o leite de coco a dar uma ajuda para um toque diferente.

Próximos Workshops:
Tema: Mesas de Festa

Lisboa - 1 de Dezembro - 11h30 Workshops Pop - Up Chiado
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com

Porto - 15 de Dezembro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com

Ingredientes para 4 pessoas:

4 tranches de salmão (de preferência selvagem. Compro congelado em qaulquer supermercado)
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de alho em pó
1 pitada de piri piri a gosto
4 colheres de sobremesa de leite de coco (parte sólida da lata)
cebolinho picado q.b.

Preparação:

Tempere as tranches de salmão com sal, pimenta, alho em pó, um bocadinho de piri-piri também moído e coloque depois numa assadeira. cubra cada uma das postas com 1 colher da parte sólida do leite de coco.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 15 minutos (até pode deixar menos se gostar do salmão mais mal passado).
Retire do forno e sirva polvilhado com cebolinho e com acompanhamentos a gostp.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo09:42

    Apesar de apreciar salmão, este não é muito frequente em casa, pois nem todos o apreciam, além do seu preço (tanto para o de "aviário" como para o selvagem).
    Fico com a sugestão para experimentar em casa, com uns lombinhos ou tranches de pescada (ou outro tipo de peixe), de forma a variar um pouco as receitas com peixe.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:19

      "Aviário e selvagem"... enfim, a ignorância é de facto um estado de felicidade! Existem, no entanto, vários estudos para consulta, caso tenham algum interesse em perceber as verdadeiras diferenças entre esses dois produtos, e provas cegas de qualidade também... Boas provas!

      Eliminar

Imprimir