Compota de Ameixa Amarela


No sábado ao final do dia, tivemos aqui em casa um pequeno grupo de pais e de colegas do Zé Maria, numa tentativa de conseguirmos acabar as sobras da festa de final de ano do dia anterior.
Claro que se trouxeram mais umas coisas para se complementar, e uma das mães trouxe muitas ameixas amarelas, bem madurinhas e doces, do quintal dos sogros.
As ameixas eram para depois distribuir por todos, mas no meio da confusão foram-se quase todos embora sem levar as ameixas.
Ora elas estavam mesmo muito maduras... e acabei por ficar com todas! Assim que puxe, preparei uma deliciosa compota, que depois distribuí pelos mesmos pais que tinham vindo cá a casa.... não levaram as ameixas, mas ficaram com um frasquinho de compota!
Fiz uma versão básica da compota, só a fruta. açúcar e um pouco de casca de limão. E não retirei a casca às ameixas, porque além de serem muito pequeninas e de ser um trabalho muito demorado, pessoalmente gosto do travo que a casca das ameixas deixa na compota. E depois de tudo triturado, ninguém diria que tinha casca!

Ingredientes:

1 kg de ameixas amarelas já sem caroço, mas com a casca
650g de açúcar
1 casquinha de limão

Preparação:

Num tacho grande e largo coloque as ameixas já preparadas, o açúcar e a casca de limão e mexa bem. Leve o doce ao lume - brando - até que o açúcar derreta bem. Aumente um pouco o lume até que comece a levantar fervura, e depois volte a diminuir, de modo a que o doce ferva suavemente, durante cerca de 1h30. (Mas pode demorar mais ou menos. O doce está no pronto, quando faz ponto de estrada, ou seja, quando ao colocar um pouco de doce num prato e passando com o dedo este abre uma “estrada”.)
Com a varinha mágica triture depois o doce até que não se notem as cascas das ameixas.
Coloque depois o doce ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados e também quentes e feche de imediato. Vire-os de cabeça para baixo, cerca de 30 minutos, de modo a criarem um vácuo natural e de assim duraram ainda mais tempo,
Quanto a validade, desde que usem frascos bem esterilizados, o dece tenha atingido o ponto certo e esteja em vácuo, poderá conservar-se durante alguns anos.
Sirva a compota em torradas, coberturas de cheesecakes, com panquecas ou waffles.


Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Deixaste-me com vontade de pegar na tonelada de abrunhos que tenho lá em casa e fazer o mesmo :)

    ResponderEliminar
  2. Parece-me lindamente, Joana! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  3. Acho que são as ameixas rainha Cláudia. Os meus sogros também as traziam aos quilos das 3 ameixoeira que tinham na terra... As que não eram comidas, também virava compota, tão boa :)
    Tente plantar no quintal, pelo que os meus sogros dizem, é uma árvore tipo erva daninha, cresce muito facilmente :)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:28

    Muitas vezes me apeteceu fazer compota de ameixa, mas a ideia de descascá-las desanimava-me. Agora aí vou eu!
    Obrigada. Beijinhos.
    C.G.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:40

    Agora deu o mote para inaugurar a época dos doces/compotas, com um doce de ameixa preta!
    Confesso que de há uns anos para cá, há fruta que não descasco para a compota, tal como as ameixas, damascos/alperces tal é a morosidade da tarefa. O doce é bem triturado e não se nota a diferença.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  6. Eu não triturei, gosto de sentir a casca quando como o doce.
    Muito obrigada pela receita
    Nela

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Desculpe-me, mas apenas para dizer-lhe que somos uma empresa local e oferecemos empréstimos de dinheiro para todas as pessoas sérias e honestas, a fim de aumentar o seu negócio ou fazer uma compra. A taxa de juros é de 3% por ano.
    Para mais informações, por favor contacte-nos por e-mail ou WhatsApp.

    E-mail: ( simondurochefort@gmail.com )
    WhatsApp: +33756949346

    ResponderEliminar
  8. Anónimo11:44

    A minha compota já está feita!

    Obrigada pela partilha.

    Um abraço,
    Carina Mendes

    ResponderEliminar
  9. Olá, Joana!
    Onde comprou a caneta com que escreve nos frascos?
    Se calhar já publicou isso noutro post...
    Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir