Alho Francês à Brás


O Brás, será sempre uma comida de férias. Uma comida de emergência. Uma comida de aproveitamento de sobras de carne ou peixe. Uma comida de despensa de fizermos brás de alheira ou de atum.
É sempre algo que desenrasca rapidamente uma refeição, de usarmos o atalho de utilizar batata frita de compra. É possível tantas versões de Brás como aquelas que se lembrarem. De camarão ou de chouriço. Com sobras de pescada cozida, ou com sobras de frango de churrasco desfiado. Podem até fazer esta versão sem carne nem peixe, ou misturar todos os outros legumes que se lembrarem.
Só não se podem esquecer de o deixar bem cremoso. Não sejam forretas no número de ovos, e não os deixem a parecer ovos mexidos.
De resto, a vossa imaginação é o limite! 

Ingredientes para 4 pessoas:

3 alhos franceses
2 cebolas
3 dentes de alho
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
320g de Batata Palha Fina 
8 ovos (ou 6 ovos e 2 claras)
salsa picada q.b.

Preparação:

Corte as cebolas em meias luas fininhas, assim como o alho francês também em rodelas finas. Pique finamente os dentes de alho. Lave bem o alho francês para retirar todas as impurezas e deixe escorrer bem.
Leve ao lume um tacho com um pouco de azeite, junte a folha de louro e acrescente as cebolas e o alho. Misture bem e deixe refogar durante alguns minutos, até a cebola murchar e começar a ficar dourada. Junte depois o alho francês e envolva bem no refogado. Deixe cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando, até ficar bem caramelizado. Tempere de sal e pimenta a gosto.
Acrescente depois as batatas palhas e envolva  muito bem.
Á parte bata os ovos com uma pitada de pimenta (se achar necessário, junte também um pouco de sal, mas normalmente não é preciso por causa da batata palha -  prove primeiro).
Retire o tacho ainda quente do lume e, de imediato, junte a mistura de ovos. Envolva bem, misturando fora do lume, de modo que o calor residual cozinhe os ovos e se forme uma mistura cremosa (Se misturar ao lume, fica com uma espécie de ovos mexidos e uma mistura mais seca...)
Coloque depois no prato de servir e polvilhe com salsa picada e junte umas azeitonas se tiver. Sirva de imediato com uma salada verde.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Também faço várias vezes. É simples, fácil e o sabor é bastante idêntico ao bacalhau. Delicioso :)

    ResponderEliminar
  2. Como as pessoas comuns estão ganhando 4.200 até 12.000 REAIS POR MÊS, com marmitas fitness ?

    Acesse o link :
    bit.ly/37Rhvdz

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, o.alho frances é só a parte branca ou também a verde?
    Obrigada
    Ana Figueiredo

    ResponderEliminar
  4. Your blogs are great.Are you also searching for Nursing assignment writers ? we are the best solution for you. We are best known for delivering great nursing assignments.

    ResponderEliminar

Imprimir