Folhado de Pescada com Legumes


É normal, em cada início de ano, as pessoas terem “objectivo” ou resoluções que querem colocar em prática!
Seja a habitual “dieta” e alterção de hábitos alimentares menos saudáveis, seja a pratica de exercício fisico, passar a ser mais organizado, ler mais, tratar melhor de si... poucas são as pessoas que não definem alguma resolução, ou algo que gostariam de melhorar no seu dia a dia.
Contactam-me muitas pessoas que querem introduzir mais receitas de peixe e ou de legumes na sua alimentação, e nas ementas familiares. Porque cozinham muito mais carne do que peixe, porque cozinham poucos legumes ou só os comem na sopa, porque é difícil agradar a “gregos e troianos”. 
Lembrei-me de uma receita que fiz num workshop, e que foi muito apreciada. Com peixe e legumes, “mascarados” com massa folhada, e que pode ser uma maneira diferente de dar a comer peixe e legumes, e de dar um ar de festa a uma refeição que por vezes faz torcer o nariz.
Aqui fica a partilha!

Ingredientes para 6 pessoas:

400g de lombinhos de pescada
azeite q.b.
sumo de limão q.b.
1 cebola
1 dente de alho
1 alho francês
1 courgete
1/2 pimento vermelho
1 cenoura
2 placas de massa folhada pronta a usar
gema de ovo para pincelar
100g de queijo ralado
sal e pimenta q.b.
Curcuma ou caril q.b.
sementes a gosto opcional

Preparacão:

Comece por temperar os lombinhos de pescada com sal, pimenta e sumo de limão. Reserve.
Lave bem o alho françês e corte-os em rodelas finas. Lamine a cebola em meias luas, corte o pimento em tirinhas, rale a cenoura e rale também a courgete.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e o dente de alho e deixe aquecer bem. Junte depois os legumes e deixe-os saltear até que fiquem crocantes. Tempere-os a gosto com sal, pimenta e o açafrão ou caril. Envolva e deixe arrefecer completamente.
Monte depois o folhado. Desenrole uma das placas de massa folhada e ao centro coloque os legumes já frios., colocando por cima destes o queijo ralado. Por cima disponha os lombinhos de pescada, e feche depois com a outra placa de massa folhada, fechando bem.
Fala uns golpes para o vapor sair e pincele depois com a gema de ovo e polvilhe com as sementes, e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 45m ou até a massa estar bem folhada.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Aqui é o oposto: cozinha-se mt mais peixe/produtos do mar do q carne ;) Uma bela sugestão que será testada certamente este 2020 ;) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:34

    Uma boa ideia para cativar os de casa!
    Possivelmente, para usar umas sobras de bacalhau ou peixe cozidos, na falta dos lombinhos.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Está a sair já... Claro que incluí mais legumes (Altero sempre alguma coisa conforme os legumes que tenho em casa.. sorry) coloquei couve coração que adoro... Cheira-me que vai ficar delicioso!! Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Cortei os lombos as fatias e dispus por cima do queijo com um fio de azeite...fechei a massa. Nos legumes fiz uma mistura que vi há uns tempos aqui numa receita. Juntei ao salteado, para além da couve coração (1\4),um copo de 100ml com uma c. chá de maizena. E juntei um pouco do ovo também na mistura... Retirei apenas o necessário para pincelar...estava simplesmente sublime.... obrigada pela ideia 😍

    ResponderEliminar
  5. I want to always read your blogs. I love them Are you also searching for nursing dissertation writing services? we are the best solution for you. We are best known for delivering Nursing dissertation writing services to students without having to break the bank

    ResponderEliminar
  6. Your blogs are great.Are you also searching for NURSING PICO ESSAY WRITERS UK? we are the best solution for you. We are best known for delivering nursing writing services to students without having to break the bank.

    ResponderEliminar

Imprimir