Bolo de Limão e Coco


Os meus filhos não ligam muito a sobremesas. Mas bolos e bolachas está seguramente no topo das preferências deles, e aquilo que me pedem para fazer mais vezes. Nestes meses em que temos estado todos, todos os dias em casa, fazer um bolo é uma coisa que me pedem muito, e uma tarefa que fazemos quase sempre juntos. Adoram partir os ovos, ajudar a colocar o açúcar e a farinha, e principalmente lamber a taça e a colher no fim.
Desta vez a ideia foi fazer um bolo de limão, e eu, não sei porquê meti na cabeça que tinha de ser de limão e coco. Decoramos com frutos vermelhos que eles adoram e que combinam na perfeição com o limão, e além de lindinho, o bolo ficou realmente delicioso e acabou num instante.
Fiquei a pensar em coberturas mais gulosas com natas, mascarpone e curd de limão, a aliar aos frutos vermelhos, e acho que dá um perfeito bolo para aniversários de verão!

Ingredientes:

150g de manteiga temperatura ambiente
150g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
50g de coco ralado
150g de açúcar
4 ovos
1 limão

Frutos vermelhos para decorar q.b.
açúcar em pó q.b.

Preparação:

Numa taça coloque o açúcar e a raspa de limão. Junte de pois a manteiga à temperatura ambiente e misture bem. Junte depois os ovos, um a um, incorporando bem o anterior antes de adicionar o seguinte. Junte o coco ralado, a farinha, o fermento e sumo de meio limão e envolva bem com a ajuda de uma espátula ou colher de pau.
Coloque a mistura numa forma (não muito grande) untada e polvilhada com farinha e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Retire, deixe arrefecer um pouco e desenforme deixando arrefecer completamente sobe uma grelha.
Quando o bolo estiver completamente frio, decore a gosto com frutos vermelhos e açúcar em pó. Poderá também cobrir com um pouco de lemon curd, queijo creme batido com açúcar em pó, ou mesmo natas em chantilly.

Bom Apetite!

1 comentário :

Imprimir