Bolinhos de Arroz da Sandra


Já não é a primeira vez que faço estes bolinhos de arroz, que na verdade são uma espécie de pataniscas para aproveitamento de sobras de arroz. Da primeira vez nem tive tempo de tirar foto, e acabei por não publicar. Mas este fim de semana, repeti a dose com a ajuda da minha amiga Sandra. E não me esqueci da foto nem de partilhar.

Não é só porque é uma óptima maneira de aproveitar sobras de arroz várias (acabei por juntar sobras de arroz de tomate e arroz branco para fazer os bolinhos), mas porque  prova como a nossa culinária mais tradicional e a receitas dos avós sempre combateram o desperdício alimentar, e sempre foram criativas e inventivas com as sobras.


Ingredientes para cerca de 20 bolinhos:


3 ovos

75g de farinha

400g de sobras de arroz

salsa picada q.b.

sal e pimenta q.b.


Preparação:


Numa taça coloque o arroz ou mistura de arroz. Junte a salsa picada, os ovos e a farinha e misture bem. Se achar necessário junte mais ovos ou mais farinha, até ficar com a consistência de palme não muito fina - como se fossem pataniscas.

Retifique de sal e pimenta e frite em óleo quente e abundante até que fiquem dourados. Escorra em papel absorvente.

Sirva simples, como acompanhamento, como petisco, para um piquenique.


Bom Apetite!


4 comentários :

  1. Aspecto delicioso
    .
    Um dia feliz
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. A minha bisavó faziam uma versao doce destas pataniscas (sem salsa, sal e pimenta), polvilhadas com açúcar e canela. Também aproveitava restos de esparguete.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Que delicia de receita, show...as receitas desse site sempre é muito bem vinda aqui na minha casa...tudo muito simples e pratico....vou compartilhar sempre....gratidão pelo post.

    ResponderEliminar

Imprimir