Carne picada à Bolonhesa (ideal para ter sempre pronta no congelador)



Quando chegamos a 31 de Agosto, tenho sempre um bocadinho aquela sensação de véspera de ano novo. Setembro será sempre mês de recomeços. Do início da escola, de novos planos e de estratégias. De implementar coisas novas, de iniciar ou concluir planos.

Este setembro trará de volta os workshops em Lisboa e no Porto que ficaram parados desde Março. Trará trabalhos entregues e firmará o início de muitas coisas que fervilham na minha cabeça há uns meses. 

Amanhã os mais velhos retomam a escola, e anuncia-se o novo ano escolar. A Benedita ainda ficará em casa - espera-se que apenas mais uns meses apenas - e eu retomo as minhas rotinas mais habituais, as novas, criadas depois desta pandemia, e algumas das anteriores, porque o mundo não para, e é preciso sermos capazes de nos readaptarmos e de com as medidas necessárias continuamos a viver.


Mas este Setembro será sempre atípico e diferente. De qualquer maneira, do capítulo das coisas que nunca mudam, vamos sempre tentar implementar aquelas rotinas que nos vão ajudar a ser mais eficientes e organizados.

Por isso, hoje partilho a minha receita de bolonhesa. A que preparo em quantidade e congelo para as “emergências”. A bolonhesa que resolve o jantar em minutos enquanto descongela no microondas e se coze uma massa. A que permite fazer uma lasanha em poucos minutos e vai para o forno, deixando-nos livre para outras tarefas domésticas. A bolonhesa que se transforma em chilli, em empadão, em recheio de folhados ou de wraps. A receita que não pode faltar no vosso repertório, e que deve estar sempre disponível num congelador organizado e pensado para nos auxiliar no dia a dia!


Ingredientes para 4 a 2 doses para congelar:


1 kg de carne de vaca picada (peçam no talho carne de estufar  e peçam para picar. Convém a carne ter alguma gordura, para permitir uma bolonhesa mais saborosa!)

1 cebola grande

2 dentes de alho

500g de tomate maduro ou 1 lata grande de tomate pelado

sal e pimenta q.b.

1 folha de louro

50ml de vinho branco (ou tinto)

1 colher de sopa de ervas secas a gosto


Preparação:


Pique finamente a cebola e os dentes de alho e leve num tacho ao lume, juntamente com um pouco de azeite e a folha de louro. Deixe refogar até a cebola começar a ficar dourada. Junte depois a carne picada e envolva bem no refogado, deixando a carne ganhar cor. Junte o sal, um pouco de pimenta, e o vinho e deixe cozinhar um pouco até o vinho evaporar. Acrescente depois o tomate fresco ou o de lata, cortado em pequenos pedaços, e as ervas secas, ratifique de sal e pimenta e misture bem. Depois de levantar fervura reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar em lume brando cerca de 40 minutos.

Retire, divida em doses colocando em caixas de congelação. Congele e tenha bolonhesa sempre à mão para uma refeição rápida, ou apenas para simplificar e ajudar o planeamento da ementa semanal.


Bom Apetite!


5 comentários :

  1. Organização e mais organização...é sempre a melhor forma de se ganhar tempo que falta tantas vezes. A receita está perefeita! Para mim só falta um talozinho de aipo...

    ResponderEliminar
  2. Adorei a sugestão e as caixinhas.... Tomei a liberdade de partilhar na minha página :-)

    ResponderEliminar
  3. Adoro Bolonhesa ...
    .
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. HOY OBTÉ EL MONTO DE PRÉSTAMO DE NAVIDAD QUE DESEADO $ 520,000.00 DE UNA COMPAÑÍA DE PRÉSTAMO CONFIABLE Y DE CONFIANZA. SI NECESITA UN PRÉSTAMO AHORA, CONTACTE POR CORREO ELECTRÓNICO a drbenjaminfinance@gmail.com

    Hola, estoy aquí para testificar cómo obtuve mi préstamo de BENJAMIN LOAN FINANCE (drbenjaminfinance@gmail.com) No sé si necesita un préstamo urgente para pagar facturas, iniciar un negocio o construir una casa. ofrecen todo tipo de prestamos. Así que no dude en ponerse en contacto con el Dr. Benjamin Owen, él tiene toda la información sobre cómo obtener dinero de forma rápida y sin dolor sin costo / estrés por correo electrónico: drbenjaminfinance@gmail.com

    Considere todos sus problemas financieros abordados y resueltos lo antes posible. Comparte esto para ayudar a un alma ahora mismo GRACIAS.

    ResponderEliminar
  5. This dish is traditionally made with beef, but this dissertation help vegetarian recipe substitutes the beef with ground pork. It is typically prepared with a variety of vegetables, including potatoes, olives, onions, and bell peppers. The meat is then grilled until it is crispy and browned, and then cooked in a mixture of tomato sauce, wine, garlic, oregano, thyme, paprika, and black pepper. It is served with crusty bread.

    ResponderEliminar

Imprimir