Gyosas

 

Uns dias antes de irmos de férias, tivemos um jantar cá em casa com os nossos compadres e amigos que agora vivem em Inglaterra. Estavamos cheios de saudades deles, porque toda esta situação da pandemia, fez com que já não estivessemos com eles desde Outubro do ano passado, uma vez que o ano passado não vieram passar o Natal, e já não vieram na Páscoa como era habitual.

Sinto imenso a falta deles e os nossos jantares habituais, que tentamos recriar de cada vez que eles cá vêm. Desta vez houve homemade sushi, que aprendi também com eles, e gyosas também caseiras que andava à imenso tempo para fazer, e achei que esta era a altura ideal.

Partilho aqui a receitas das gyosas (as minhas estão mais escuras porque usei farinha da moagem artesanal onde compro agora) e quanto ao recheio, inventei muito com o que aqui tinha, até porque as gyosas são uma excelente maneira de utilizar sobras de outras refeições, o que foi aqui o caso.

Não dão muito trabalho, e são deliciosas!

Ingredientes para 12 Gyosas:


150g de farinha sem ferment
90ml de água morna
sal q.b.

recheio a gosto (Já cozinhado*) 
molho de soja q.b. para servir

Preparação:

Numa taça coloque a farinha e o sal. Abra uma cova ao meio e junte a água. Cuidadosamente, para não se queimar, vá amassando com as mãos até ficar bem macia e elástica e sem qualquer bocadinho de farinha seca. Deixe depois descansar 30 minutos.
Ao fim desse tempo divida a massa em 12 porções do mesmo tamanho.
Estique com a ajuda do rolo da massa cada uma das porções num circulo, de modo a que não fiquem muito grossos. Recheie a gosto e feche cuidadosamente, como se fosse um rissol, mas fazendo o feche em cima, e com um efeito de rendilhado, e pressionando bem para não abrirem.
Leve depois uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e coloque as gyosas, deixando cozinhar e dourar a base. Junte depois um pouco de água na frigideira, 60ml e tape, deixando cozinhar a vapor e continuar a caramelizar a superfície.
Sirva depois com molho de soja ou outro da sua preferência!

* Refoguei 2 alhos franceses num pouco de azeite e com dois dentes de alho. Juntei depois sobras de carne de porco grelhada e previamente picada e envolvi bem. Temperei com molho de soja, envolvi bem e deixei arrefecer antes de usar)

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo17:41

    Onde consegue comprar “green onions”?
    Nunca consegui encontrar.
    Óptimo aspecto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que green onions seja o chamado "cebolo"... eu também nunca encontro, uso sempre cebolinho em substituição :-)

      Eliminar
    2. Penso que green onions seja o chamado "cebolo"... eu também nunca encontro, uso sempre cebolinho em substituição :-)

      Eliminar
    3. Penso que green onions seja o chamado "cebolo"... eu também nunca encontro, uso sempre cebolinho em substituição :-)

      Eliminar

Imprimir