Homemade Sushi


Espero que não ande por aqui nenhum entendedor de sushi. E se andar que perceba que isto é uma adaptação livre de como fazer sushi em casa, de forma mais simples e básica, para “matar” saudades.  Aprendi a fazer depois de ver imensos videos no YouTube, e de a minha amiga Rita me ter ensinado algumas coisas mais básicas. Depois fui adaptando e inventado. Não é sushi clássico. É muita fusão e misturada, mas é uma experiência engraçada. E confesso que já comi sushi bem pior do que este que faço.

Partilho aqui algumas coisas básicas que uso sempre, mas depois podem inventar mesmo com o que quiserem. Haja alga, arroz, algumas fruta, pepino e abacate, salmão e camarão os toppings da vossa preferência, e divirtam-se a inventar, que é basicamente o que eu faço.

Não pretendia partilhar por aqui, mas recebo sempre tantos pedidos, que desta vez não resisti… Precisam de alguns ingredientes específicos como arroz e a alga que encontram em qualquer supermercado, e de uma esteira para enrolar o sushi, que também costumam encontrar facilmente, normalmente até ao lado dos ingredientes, nas áreas dos produtos de coisa do mundo!

Normalmente uso lombinhos de salmão que compro congelado e camarão cozido. Apenas porque são ingredientes mais simples de encontrar. O panko, o vinagre de arroz, a alga nori e o arroz de sushi encontram já em qualquer supermercado. Aqui vai.




Ingredientes para cerca de 8  rolinhos:


Para o arroz:

400g de arroz para sushi

80ml de vinagre de arroz

40g de açúcar

sal q.b.



Para os “recheios”:

alga nori

pepino

manga

abacate

1 lombo de salmão previamente descongelado

camarão cozido e descascado

morangos

queijo creme

cebolinho q.b.


Toppings:

cebola frita ou desidratada

sementes de sésamo

cebolinho

molho agridoce

queijo creme


Para os hot rolls:

panko q.b.

ovo batido


Preparação:


Comece por preparar o arroz. Lave bem o arroz de sushi até a agua sair transparente e coza-o, sem sal, numa panela com água a ferver. A quantidade de água depende do arroz, por isso sugiro mesmo que siga a quantidade indicada no pacote do arroz de sushi que comprar. Numa tacinha misture um pouco de sal, o açúcar e o vinagre e deixe dissolver bem. Assim que o arroz esteja cozinhado, retire para um tabuleiro ou travessa, e regue-o com a mistura de vinagre e açúcar e envolva bem. Tape o arroz com um pano húmido e deixe arrefecer antes de usar. (Também pode cozer o arroz de sushi na bimby. Depois de lavado o arroz, coloque-o no cesto. Encha o copo da bimby com 1200g de água , coloque o cesto com o arroz e ligue 20m/100ºC/velocidade 4. Depois retire o arroz para um tabuleiro ou travessa e siga as mesmas indicações)

Prepare os ingredientes do recheio cortando-os finos e em forma de “palitos” para depois poder fazer os rolinhos.

Para montar o sushi convém ter uma tacinha com agua e vinagre de arroz misturado para ir molhando as mãos (o arroz cola-se imenso, portanto dá jeito).  Coloque depois a alga em cima da esteira com a parte brilhante da folha da alga para baixo, deixando uma borda livre de 2cm de cada lado de forma a não transbordar quando se for enrolar.

Coloque depois o recheio a meio do arroz, coloque também um bocadinho de queijo creme ao longo do recheio e enrole cuidadosamente como se fosse uma torta com a ajuda da esteira. Combine os ingredientes que quiser. Inspire-se no que já comer ou invente! Não convém usar mais de 3 ou 4 ingredientes em cada rolo. E a camada de arroz deve ser fina e não muito grossa. Aperte os rolos ligeiramente.

Se não os for cortar de imediato, guarde-os no frigorífico. Antes de cortar or rolos, molhe a faca na mistura de água e vinagre antes de cada corte.

Disponha as peças de sushi num prato ou tabuleiro e decore depois a gosto com os toppings e mesmo com as sobras dos ingredientes do recheio já cortados. 

Para os hot rolls, passe cada rolo antes de cortar por ovo batido e depois pelo panko, e frite numa frigideira com um pouco de óleo vegetal quente até que fiquem dourados. Escorra-os, deixe arrefecer um pouco e corte, decorando depois a gosto.

Sirva com molho de soja.


Bom Apetite!


3 comentários :

Imprimir