Sopa de Abóbora e Tomate Assado



No meu cabaz de biológicos desta semana, veio uma linda abóbora hokkaido. A ideia foi logo fazê-la assada, mas até a pensar em a aproveitar para um puré para usar num acompanhamento e até numa sobremesa.

Mas assim que a comecei a cortar e dispor no tabuleiro, surgiu a ideia de uma sopa de abóbora assada, que adoro. E como vinham também lindos e deliciosos tomates coração de boi, a ideia da sopa de abóbora e tomate fez todo o sentido. E assim foi.

Começamos então a semana com uma sopa cremosa e adocicada!

Boa semana a todos!


Ingredientes para 6 pessoas:


400g de abóbora hokkaido sem sementes 

1 tomate coração de boi grande

1 cebola pequena

2 dentes de alho

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

1 colher de chá de ervas secas


salsa picada e sementes de abóbora para servir


Preparação:


Corte a abóbora em fatias não muito grossas e disponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Corte o tomate em cubos e junte à abóbora, assim como a cebola e os dentes de alho. Tempere com um pouco de sal, pimenta, azeite e as ervas secas e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos até os legumes estarem assados, macios e caramelizados.

Coloque depois a mistura de legumes e os seus sucos no robot de cozinha, liquidificadora ou até no tacho e triture. Junte depois água a ferver até a sopa ter a consistência desejada e rectifique de sal.

Sirva depois com um pouco de salsa picada e sementes de abóbora.


Bom Apetite!


4 comentários :

Imprimir