Bacalhau à Abade de Priscos



Uma segunda feira com sabor a sábado e a mini férias. Uma receita de bacalhau diferente e mais uma comida de forno que é tudo o que aparece em dias assim.

A despedirmo-nos de Novembro e a entrar em Dezembro. O melhor mês do ano. O mês do Natal, o mês dos meus anos, e o mês em que tiramos sempre uns dias para ficar em casa a aproveitar os miúdos e o tempo do final do ano.

Ainda que tudo seja diferente neste 2020, há coisas que nunca mudam.


Ingredientes para 4 pessoas:

(adaptado de uma receita da Cookidoo da Bimby Portugal)


2 cebolas

3 dentes de alho

azeite q.b.

80ml de polpa de tomate

sal e pimenta q.b.

1 colher de sopa de mistura de ervas secas

1 folha de louro

400g de migas de bacalhau demolhadas


Molho Bechamel:

1 litro de leite

125g de farinha

sal e pimenta q.b.

50g de manteiga



Preparação:


Descasque e pique as cebolas e os dentes de alho e leve-os a refogar num pouco de azeite. Junte depois a folha de louro, a polpa de tomate e acrescente o bacalhau bem escorrido, deixando refogar uns minutos. Retifique de sal e pimenta, acrescente as ervas secas e deixe cozinhar até o bacalhau estar cozinhado. Reserve.

Entretanto prepare o molho  bechamel. Leve a manteiga a derreter, Acrescente a farinha e envolva bem com a manteiga, Acrescente depois o leite, aos poucos e poucos, de modo a que o leite se incorpore na farinha, sem parar de mexer, e vá formando um molho grosso, Tempere de sal e pimenta.

Envolva depois o bacalhau neste molho grosso e coloque num tabuleiro que vá ao forno é à mesa. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, até ficar dourado.

Sirva com brócolos cozidos ou uma salada verde.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. O aspeto é simplesmente delicioso
    Cumpts

    ResponderEliminar
  2. I want to always read your blogs. I love them Are you also searching for nursing diagnosis writing services? we are the best solution for you. We are best solution for you.

    ResponderEliminar

Imprimir