Esparguete com Molho de Espinafres



Falta menos de 1 mês para ir de férias. Mas de qualquer maneira um dos meus “exercícios” favoritos já está em marcha. Gastar tudo o que anda pela arca congeladora para a poder limpar e desligar quando formos de férias, e dar também uso aqueles restinhos e ingredientes com menos uso na despensa. O mote agora é quase só comprar o essencial e tentar fazer o máximo possível com as imensas coisas que até tenho em casa.

Apesar de não ser bem esse o motivo desta receita, acabou com um pacote de espaguete, e agora não vou comprar mais, para gastar as outras massas que cá estão em casa. E servir também para gastar um pacote de crème fraiche que tinha congelado e um molho enorme de espinafres que veio no cabaz da semana passada!

E foi também a nossa refeição sem carne nem peixe desta semana!


Ingredientes para 4 pessoas:


300g de esparguete

300g de espinafres frescos (aproximadamente)

1 colher de sopa de azeite

3 dentes de alho

sal e pimenta q.b.

200g de crème fraiche, mas podem usar natas ou versão de natas vegetais


Preparação:


Descasque e lamine os dentes de alho. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, junte o alho e deixe começar a fritar. Junte depois os espinafres já lavados e deixe murchar, envolvendo no azeite e alho. Tempere de sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar.

Coloque depois a mistura de espinafres no copo da liquidificadora ou do robot de cozinha ou da varinha mágica e junte o creme fraiche  ou as natas e triture tudo até obter uma mistura homogénea.

Entretanto coza o esparguete em água abundante e sal, e escorra assim que ficar al dente, guardando um pouco de líquido da cozedura da massa.

Coloque a mistura de espinafres num tacho e deixe aquecer e rectifique, se necessário de sal e pimenta. Junte depois o esparguete cozinhado e envolva bem no molho de espinafres, Junte depois um pouco do líquido da cozedura, se necessário, para ajudar a soltar o molho.

Sirva de imediato, se gostar com um pouco de queijo parmesão por cima.


Bom Apetite!


2 comentários :

Imprimir