Entremeada Enrolada (Ou uma espécie de Porchetta)



Eu adoro planear as ementas de aniversário e das festas cá de casa. Mas gostar desta fase de planear, não quer dizer que tenha sempre imensas ideias. Às vezes a decisão final demora a sair e foi muito o que aconteceu ontem.

Já tínhamos decidido há muito que íamos convidar pais, irmãos e sobrinhos para um jantar simples aqui em casa - até porque é um dia de semana. Mas fui adiando a ementa. E ontem de manhã ainda não sabia bem o que fazer. Sentei-me uns minutos e fui pesquisando entre as minhas receitas e lá me lembrei de uma ementa que usei num workshop de Natal e tudo se compôs.

Sair para ir às compras já depois de almoço, e começar a cozinhar entradas, prato principal, sobremesa e bolo de anos às 17h.

Mas tudo se conseguiu e lá reunimos a família à volta da mesa mais uma vez. Acho que todos gostaram.

E como esta receita é simples de preparar para muitas pessoas porque facilmente se duplicam ou triplicam quantidades e normalmente não há quem não goste, partilho aqui hoje. Espero que também gostem.





Ingredientes para 6 pessoas:


1,5kg de entremeada sem osso (mas com courato) numa peça inteira - peça no talho para retirarem o osso

sal e pimenta q.b.

40g de folhinhas de alecrim fresco

20g de tomilho fresco

Azeite q.b.

Vinagre de vinho tinto

2 cebolas


Preparação:


Num almofariz coloque as folhas de alecrim e tomilho, sal e pimenta e esmagar bem até obter uma pasta. Junte depois 3 colheres de sopa de azeite e 3 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto.

Coloque esta mistura na entremeada e dobre-a em livro, para parecer um rolo, mas de modo a que a pele não fique por baixo. Ate-a depois em rolo com fio de cozinha.

Coloque num tabuleiro, com uma cama de cebola em baixo,  e deixe assar cerca de 1 hora em forno previamente aquecido a 220ºC. Ao fim desse tempo reduza o forno para 180ºC e deixe cozinhar mais 1h30.

Retire do forno e deixe repousar, cerca de 30 minutos,  tapado com papel de alumínio antes de cortar em fatias.


Bom Apetite!


2 comentários :

Imprimir