Frango Simplesmente Estufado



Às vezes parece que sinto falta de receitas estupidamente simples. Daqueles básico e clássicos, quase ABC de cozinha. Das receitas que sempre fizeram parte do repertório das cozinhas das avós e das mães e que parecem agora perdidas no tempo entre temperos e sabores mais elaborados. Se por altura do natal falava de que qualquer dia perdemos as receitas tradicionais da época, porque já quase ninguém faz sonhos, rabanadas e coscorões e passamos a comprar todas estas coisas na pastelaria mais próxima, também quase que parece que as receitas básicos se começam a perder… Talvez contar mim fale, que também acabo a raramente as preparar ou inventar com outros sabores. Mas desta vez houve frango simplesmente estufado a comandar com puré de batata. Daquelas coisas bem simples e bem básicas com sabores de casa da infância e de casa da avó.


Ingredientes para 4 pessoas:


1 frango partido em pedaços

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

1 cenoura

1 colher de sopa de polpa de tomate

150ml de vinho branco

Sal e pimenta q.b.

Azeite q.b.


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar, juntamente com a folha de louro numa caçarola ou tacho largo com um pouco de azeite. Junte depois a polpa de tomate e a cenoura também picada e envolva bem.

Acrescente depois o frango partido em pedaços, envolvendo-o no refogado. Tempere de sal e pimenta a gosto e regue com o vinho branco. Tape e deixe cozinhar em lume brando cerca de 45 minutos ou até o frango estar macio.

Sirva com puré de batata, esparguete ou arroz branco.


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir