Vamos começar a pensar na ementa do Natal?
Hoje uma sugestão diferente e deliciosa para uma entrada ou para complementar uma tábua de queijos e enchidos. Fica particularmente agradável acompanhada com queijo tipo roquefort e uma uvas frescas e doces, mas cortada em pedaços juntamente com queijos variados, tostas e outros dips e charcutaria é uma agradável surpresa.
Fica a sugestão!
Ingredientes
Massa:
150g de farinha
60g de manteiga
2 colheres de sopa de água
sal q.b.
Recheio:
150g de marmelada
3 a 4 maçãs
1 colher de sopa de manteiga
Para servir:
Queijo azul
Uvas
Nozes ou amêndoas
Preparação:
Comece por preparar a massa. Num robot de cozinha (ou à mão), misture a farinha com o sal, a manteiga e a água e misture até obter uma massa lisa e homogénea.
Forre com a massa uma forma de tarte de fundo amovível (ou outra que tenha disponível), não se esquecendo de forrar o fundo e os lados. Pique o fundo com um garfo e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos, pré cozinhando a massa.
Entretanto desfaça a marmelada (reservando 1 colher de sopa) com 1 ou 2 colheres de sopa de água e reserve. Corte as maçãs em fatias finas.
Retire a massa da tarte do forno e recheie com a mistura de marmelada e por cima disponha as rodelas de maçã. Pincele com manteiga e leve ao forno até as maçãs estarem douradas, cerca de 30 minutos.
Faça um espécie de glacê com a colher de marmelada reservada, a manteiga e 1 colher de sopa de água e pincele a tarte assim que sair do forno
Leve a tarte novamente ao lume para dourar as maçãs e acabar de cozinhar a massa, cerca de 10 minutos.
Retire a tarte e deixe arrefecer antes de cortar e servir juntamente com queijo azul, uvas e nozes ou amêndoas.
Bom Apetite!
Sem comentários :
Enviar um comentário