Torta de Amêndoa à Algarvia



Aqui em casa somos fãs de torta de amêndoa do Algarve e apesar de já ter feito tantas tortas, nunca tinha feito nenhuma destas.

Inicialmente ia para fazer uma torta de laranja e amêndoa que costumo fazer, mas depois pensei - e porque não fazer finalmente a torta de amêndoa?

Fui pesquisar a receita, e acabei a fazer uma versão adaptada de uma do chefe Silva, das velhinhas teleculinárias, receitas que raramente desiludem.

Adaptei o creme de ovo para a versão de doce de ovos pobre e ficou muito boa!


Ingredientes:


10 ovos

300g de amêndoa triturada com pele

350g de açúcar

Raspa de limão q.b.

1 colher de sopa bem cheia de farinha


Doce de ovos pobre:


6 ovos

o peso dos ovos de açúcar ( os ovos são pesados antes de partir)


Preparação:


Comece por preparar o doce de ovos. Bata os ovos com o açúcar e leve ao lume numa caçarola mexendo sempre até engrossarem. Deixe arrefecer antes de utilizar.

Para a torta, coloque o açúcar numa taça, adicione a farinha e misture bem. Junte depois a raspa de limão e os ovos e bata muito bem.

Adicione de seguida a amêndoa triturada e misture bem. Verta para o tabuleiro do forno previamente forrado com papel vegetal untado com manteiga, alise e leve ao forno previamente aquecido a 180º C. durante aproximadamente 25 minutos ou até que fique bem cozido.

Retire do forno e desenforme em cima de um pano de cozinha polvilhado com açúcar. Barre o 2/3 do creme de ovo, sem chegar muito às pontas, enrole com a ajuda do pano e deixe arrefecer. 

Coloque depois no prato de servir, já sem o pano e cubra com o restante creme de ovo.


Bom Apetite!


Tarte Rápida de Chocolate e Caramelo Salgado com Praliné de Amendoim



Foi a festa de aniversário da Benedita no sábado. 50 pessoas cá em casa entre adultos e crianças e algumas horas na cozinha a preparar toda a ementa para os receber, algo que me dá um enorme prazer apesar do trabalho e do cansaço. Mas enquanto eles quiserem faço questão de fazer estas festas ainda tão tradicionais e em casa nos aniversários deles e juntar amigos e família para celebrarmos todos juntos.

A maioria das receitas são coisas habituais cá de casa, que uma das regras de ouro na preparação e organização destas festas é inventar pouco. Mas mesmo assim houve espaço para uma receita nova. Na verdade uma adaptação de uma receita que já fiz, mas que simplifiquei ainda mais, porque nestes dias com tantas receita para fazer o ideal é simplificar tudo ao máximo.


Ingredientes


200g de bolachas de chocolate tipo oreo

75g de manteiga

1 lata de leite condensado cozido

Flor de sal q.b.

125g de amendoim salgado

100g de açúcar


Preparação:


Comece por preparar o praliné de amendoim. Leve ao lume um frigideira com o açúcar e deixe derreter. Agitando ou mexendo a frigideira até obter um caramelo seco e de cor bem dourada. Junte os amendoins e envolva bem com uma colher de pau de modo a todos os amendoins ficarem cobertos de caramelo. Cuidadosamente coloque a mistura sobre uma folha de papel vegetal e deixe arrefecer até ficar completamente endurecido. Depois de frio parta o caramelo e coloque no robot de cozinha de modo a ficar com umas migalhas - o praliné de amendoim. Reserve.

No robot de cozinha coloque as bolachas, junte a manteiga e triture tudo até obter uma espécie de migalhas grossas.

Forre com essa mistura o fundo de uma tarteira de fundo amovível e pressione bem. Leve ao frigorífico para prender cerca de 30 minutos.

Bata bem o leite condensado cozido de modo a ficar homogéneo e junte-lhe 1 colher de chá de flor de sal e misture bem.

Bata novamente misturando tudo muito bem e coloque sobre a base de bolacha e leve novamente ao frigorífico.

Antes de servir cubra a tarte com o praliné de amendoim e sirva em fatias.


Bom Apetite!


Puré de Batata



Continuando com receitas simples, e um dos meus acompanhamentos preferidos no tempo frio: puré de batata! Que não é nenhum bicho de 7 cabeças e é bem mais simples do que podemos imaginar.

Uma sugestão para fazerem em breve como acompanhamento.


Ingredientes:


800g de batata

250ml de leite

sal e pimenta q.b.

Noz moscada

1 colher de sopa de manteiga (às vezes uso azeite)


Preparação:


Descasque as batatas, corte-as em cubos pequenos e leve-as a cozinhar em água temperada de sal. Assim que as batatas estiverem cozinhadas, retire-as do lume, escorra bem de modo a que fiquem bem secas (se as achar muito húmidas volte a colocar no tacho e leve-o a lume brando para as secar) e com a ajuda de um utensílio próprio esmague as batatas em puré (pode ser um esmagador manual ou o um passe-vite!) Junte depois o leite quente, aos pouco se poucos, misturando bem no puré de batata. Tempere depois a gosto com sal, pimenta, noz moscada e azeite ou manteiga.


Bom Apetite!


Ganache de Chocolate



O meu último livro “Curso de Cozinha”, ao contrário do que muitos julgam, não é um livro para principiantes. Ou melhor, não é só um livro para principiantes, mas um livro que encerra em si todas as receitas base que permitem depois muitas preparações. Como fazer pão, bases de tarte, massas de todo o tipo, caldos e recheios de bolos. Receitas que estão compiladas num só livro e são para todos aquelas que recorremos sempre que e muito regularmente.

Vem da necessidade que eu sinto que muitas pessoas tem. Porque das perguntas que mais recebo é exatamente “porque é que as minhas massas não levedam?” “Porque fica a minha massa de tarte mal cozida?” “Como posso fazer caldos?” “Porque é que as minhas sopas não ficam boas?” “Como fazer um arroz soltinho?” “Como é que faço para que o meu chantilly fique firme?”

E isto não são só perguntas de principiantes, mas sim duvidas gerais de quem cozinha muito. E o livro tenta responder a todas essas dúvidas de forma simples.

Uma coisa que me perguntam muito também, é como fazer uma ganache simples de chocolate para cobrir bolos ou servir com crepes. Pois aqui está! 


Ingredientes:


150ml de natas para bater 35% gordura

200g de chocolate em tablete 


Preparação:


Coloque as natas num tachinho e leve a lume brando até que comece a querer ferver. Desligue e retire o tacho do lume. Junte o chocolate previamente partido, às natas ainda no tacho mexendo bem até que derreta com o calor das natas e forme uma mistura cremosa e homogénea. Deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.

Use como cobertura de bolos e cheesecake  e recheio de tartes e crepes.


Bom Apetite!


7 da Benedita



A mais nova da família. Que põe os irmãos em sentido e a fazerem-lhe as vontades só para não a ouvirem. A mais meiga e carinhosa, sempre a pedir beijinhos e abraços. É a mais chatinha dos 3, e tem um feitio muito peculiar. Adora a ginástica e o crossfit e já faz dancinhas e "videos" de maquilhagem ao estilo da rede vizinha. É super gulosa, mas não é fã da maioria dos bolos e sobremesas. Gosto de ajudar a mãe e chora por tudo e por nada.

Adora perceber que já consegue ler a maioria das coisas e neste momento é a sua maior conquista.

Hoje pediu-me polvo, brócolos para o jantar e brownie de Limão para cantar os parabéns na escola.

Pede sempre beijos aos irmãos - que nunca lhe querem dar beijos - e adora quando lhe digo que é a minha filha favorita, enquanto os irmãos me piscam o olho, sabendo que ela é a única filha.

Adoro-a e sinto que veio mesmo completar o ciclo da nossa família. Parabéns meu amor pequenino por estes fantásticos 7.


Perninhas de Peru no Forno



Falo muitas vezes de simplicidade nas receitas. Mas no dia a dia cá de casa as receitas  são quase sempre nesse registo. Na correria dos dias, não há tempo para nada demasiado elaborado. Mas acho que podemos manter receitas muito simples e não haver monotonia nas refeições que escolhemos para a nossa semana. E simplicidade não tem a ver como comer todos os dias peito de frango grelhado, massa e salada. 

Uma receita simples que faço muitas vezes, variando o tipo de carne são estes assados de domingo. Num dia com frango, outro com peru, outro com cachaço de porco. Sempre igual e simples mas sempre diferente! E se variarmos os acompanhamentos ainda mais,

Deixo a receita!


Ingredientes para 4 pessoas:


4 Perninhas de peru no forno ou 1 perna com cerca de 1kg

sal e pimenta q.b.

1 colher de sopa de alho em pó

1 colher de sopa de colorau

1 colher de sopa de ervas secas a gosto

1 colher de sopa de azeite

100ml de vinho branco


Preparação:


Numa taça coloque o sal, pimenta, o alho em pó, o colorau as ervas secas e o azeite e misture bem. 

Coloque as perninhas de peru num tabuleiro que vá ao forno e esfregue bem com mistura anterior. Regue depois com o vinho branco.

Tape o tabuleiro com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h30 até que a carne esteja cozinhada. Retire depois o papel de alumínio e deixe alourar um pouco para que fiquem com uma cor mais dourada.

Acompanhe com batatas crocantes e uma salada verde ou legumes cozidos.


Bom Apetite!


Douradas Suculentas no Forno com Limão e Pimento



Assim de repente Janeiro está quase no fim. O fim de semana passou a correr e eu tenho uma festa de aniversário para preparar. Sinto que tudo está a passar muito depressa, e eu sigo neste ciclo a alta velocidade.

Tenho conseguido fazer algumas coisas que queria muito como destralhar e organizar algumas coisas lá em casa e sinto que tenho conseguido cumprir algumas coisas que queria muito.

Seguimos para o resto da semana com receitas muito simples e saborosas, como estas douradas que foram o nosso almoço de domingo.


Ingredientes para 4 pessoas:


2 douradas com cerca de 600g cada

1 cebola

1 pimento vermelho

1 limão

Sal e pimenta q.b.

2 folhas de louro

1 fio de azeite


Preparação:


Descasque e corte a cebola em meias luas. Corte também o pimento em tirinhas. No fundo de uma assadeira que possa ir ao forno e à mesa, coloque a cama de cebola e dobre estas as douradas. Tempere de sal, pimenta e junte também o pimento vermelho, as folhas de louro e regue com um fio de azeite.

Tape depois com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora.

Sirva com acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!


Puré de Maçã Simples



Daquelas coisas que faço regularmente cá em casa e que os miúdos adoram, é este puré de maçã simples que eles gostam de colocar nas panquecas ou comer com iogurte natural ou papas de aveia ou mesmo a granola ou cereais.

Muitas vezes aproveitei quando as maçãs estão mais velhotas ou um bocadinho tocadas e outras vezes junto também peras.E sempre um sucesso.


Ingredientes:


1kg de maçãs

Canela q.b. (opcional)


Preparação:


Lave bem as maçãs, retire-lhes o caroço e corte em pedaços. (Eu deixo a casca). Coloque num tacho, sem água e tape. Coloque o lume no mínimo e deixe cozinhar até as maçãs estarem macias. Como a fruta é essencialmente composta por água, não é preciso juntar, desde que coza no mínimo e sempre tapado. Na bimby também é apenas colocar a fruta e sem juntar água, tapar, regular para 100ºC, velocidade 1 e deixar cozinhar 30 minutos.

Polvilhe com canela, se gostar, e triture bem até ficar com um creme.

Guardo no frigorífico e use conforme as necessidades.


Bom Apetite!


Mac&Cheese de Frango




Esta semana todas as refeições que preparei foram muito simples e para usar coisas que já tinha meio adiantadas. Esta massa foi para usar umas sobras de frango que tinha congeladas e que tinham sobrado da semana passada. E foi mais uma receita que se prepara de forma muito rápida, e que fica sempre bem para aproveitar sobras!


Ingredientes para 4 pessoas:


300g de massa fusili

350g de sobras de frango estufado ou assado

1 cebola

2 dentes de alho

Sal e pimenta q.b.

Azeite q.b.

650ml de molho bechamel caseiro ou de compra

200g de queijo ralado


Preparação:




Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e refogue a cebola e os dentes de alho previamente picados. Junte depois a carne de frango já desfiada e limpa de peles e espinhas, tempere de sal e de pimenta e envolva bem no refogado deixando estufar mais um pouco.

Entretanto leve um tacho ao lume com água abundante e sal e coza a massa até que esta fique al dente. Retire, escorra e envolva na mistura de frango. Coloque depois tudo num recipiente que vá ao forno e à mesa.

Junte 2/3 do queijo ao molho bechamel e verta sobre a mistura de massa e frango envolvendo bem. Cubra com o restante queijo e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC até dourar a superfície.

Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

 

Imprimir