No fim de semana houve mais um maravilhoso cook along com refeições para congelar, que deixaram o meu congelador abastecido para quando regressar de férias.
Mas houve também um convívio incrível no Crossfit Mondego, com um treino de triplas, porco no espeto e “bucha”, onde cada um levava algo para partilhar.
Eu levei esta trança com queijo e alheira que aqui partilho!
Ingredientes:
500g de farinha
50g de manteiga
50g de açúcar
1 saqueta de levedura seca - 7g
230ml de leite
sal q.b.
1 gema ou leite para pincelar
1 alheira
200g de queijo ralado
Preparação:
Numa taça coloque o leite morno, a manteiga amolecida, o fermento, uma pitada de sal e o açúcar. Misture bem para dissolver e acrescente a farinha, mexendo depois até obter uma massa que se despegue das paredes da taça.
Amasse depois sobre uma superfície enfarinhada durante 5 minutos. Deixe depois descansar, tapada, durante 10 minutos. (Ou amasse na batedeira ou na Bimby)
Ao fim desse tempo divida a massa em 3 pedaços iguais. Estique cada um desses pedaços em retângulos e recheie dois com o queijo e o outro com a alheira sem a pele.
Enrole cada um dos pedaços, como se fosse uma torta, de modo a formar um rolo e com os três pedaços (a alheira no meio) forme uma trança prendendo bem a massa nas pontas.
Coloque a trança num tabuleiro que vá ao forno, pincele com gema de ovo ou leite e deixe levedar mais 30 minutos.
Leve depois a massa a forno quente (180ºC) durante cerca de 30 minutos ou até a massa estar cozida e loura.
Sirva em fatias.
Bom Apetite!
Boa noite, amei a receita e estou neste momento a fazer.
ResponderEliminarMas fiquei com uma dúvida nao leva ovo?
Obrigada