Gelado de Cereja e Chocolate

Finalmente um gelado, e um gelado delicioso. Preparado com as cerejas que a Filipa nos ofereceu, vindas de Seia, e que o Sr. Albertino certamente apanhou… As cerejas eram vermelhas, carnudas e muito doces. Tão boas que não resisti a colocar mãos à obra e preparar um gelado de cerejas com chocolate – uma combinação perfeita!
A chatice é só mesmo descaroçar as cerejas: ficar com os dedos encardidos, a roupa e os azulejos brancos da cozinha salpicados deste vermelho escuro. Mas no final, valeu a pena. Um gelado que foi muito gabado!

Ingredientes para 500ml de gelado:
(chávena usada com 225ml de capacidade)
(adaptado: http://www.simplyrecipes.com/recipes/cherry_ice_cream_with_chocolate_chips/)

2 chávenas de cerejas descaroçadas
¾ de chávena de leite
300ml de natas
½ chávena de açúcar
1 colher de sobremesa de sumo de limão
1 colher de sobremesa de licor de cereja
200g de chocolate com elevado teor de cacau

Preparação:

Num tacho coloque o leite, 150ml de natas, o açúcar e 1 chávena e meia de cerejas descaroçadas – reservando as restantes cerejas.
Leve ao lume e deixe levantar fervura. Reduza o lume para o mínimo e deixe ficar assim cerca de 10 minutos. Ao fim desse tempo retire do lume e com um robot de cozinha, varinha mágica ou copo liquidificador reduza a mistura a puré.
Coloque a mistura numa taça, misture as restantes natas e leve ao frigorífico até estar completamente arrefecida, durante algumas horas.
Ao fim desse tempo junte o sumo de limão e o licor de cereja, se estiver a usar. Ligue a máquina de gelados e prepare o gelado de acordo com as instruções do fabricante. Deverá demorar cerca de 30 minutos até ficar com a consistência mole de um sundae – e isso quer dizer que está pronto. Junte agora as restantes cerejas cortadas ao meio e o chocolate previamente cortado em pedaços grosseiros com a ajuda de uma faca. Misture bem e leve ao congelador cerca de 2 horas antes de servir.
Se o guardar no congelador alguns dias ou semanas, não se esqueça que o deve retirar cerca de 10 a 15 minutos antes de o servir.
(E se não tiver máquina de gelados, terá de o fazer pelo método tradicional de colocar a mistura fria no congelador e ir misturando tudo com um garfo ou vara de arames de 2 em 2 horas até o gelado estar com a consistência desejada!)

Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Que sugestão tão boa e fresquinha!!

    Beijos
    http://dicasedoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que cor linda ficou esse sorvete!
    Adorei.

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Que lindo! Tem um ar delicioso!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Um para mim se faz favor :)

    ResponderEliminar
  5. Delícia, adoro gelado de cereja (na verdade, gosto de quase todos os sabores, haha). Aqui no litoral de São Paulo temos uma sorveteria que faz gelados assim bons, são mais de 100 sabores diferentes. É a Aquarela (http://www.locamob.com.br/sorveteria-aquarela/details) :D

    ResponderEliminar
  6. que excelente aspeto!
    tenho que experimentar...

    eu comprei no continente um descaroçador de azeitonas que uso para descaroçar cerejas... dá um jeitão pois tenho uma pequena que adora cerejas e ainda não consegue tirar os caroços

    ResponderEliminar
  7. Que delicia, de cerejas deve ser mesmo bom. tenho de experimentar.

    ResponderEliminar
  8. Joana, adorei a sugestão de hoje!!! E em breve vai haver uma máquina de gelados cá em casa :P Vou pôr logo mãos à obra, vai ser uma gulodice permanente :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Humm... Cerejas e Chocolate! Quem pode resistir??

    http://pimentaasriscas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Imprimir