Carne de Porco Caramelizada à Chinesa

A ementa pedida tinha que ser exótica e picante. E para mim não podia ser demasiado elaborada, porque já não consigo estar muitas horas a cozinhar. Se a entrada – os mexilhões que partilhei ontem – foi fácil de decidir, com o prato principal penei um bocadinho, mas salvou-me a minha querida Donna Hay. Sendo assim, passamos de uma entrada de inspiração tailandesa para a culinária chinesa, numa versão de carne de porco picante q.b. e muito aromática e exótica. Daquelas receitas que é mesmo colocar tudo num tacho e deixar cozinhar….

Ingredientes para 4 pessoas:
(adaptado de “Simple Dinners” – Donna Hay, pág. 124)

1 colher de sopa de óleo vegetal
1kg de rojões de porco cortado em cubos pequenos (convém que a carne tenha alguma gordura, mas não em demasia)
3 dentes de alho
3 malaguetas vermelhas tipo chilli
4 pedaços de casca de laranja
2 colheres de sopa de gengibre ralado
375ml de vinho do porto (Ou se encontrarem à venda vinho para cozinhar chinês - Shaoxing)
60ml de molho de soja
300ml de caldo de frango (usei caseiro)
60g de açúcar amarelo

Preparação:

Num tacho grande aqueça o óleo e adicione a carne de porco. Vá mexendo bem, de modo a dourar a carne de ambos os lados, cerca de 5 a 7 minutos. Retire a carne do tacho e reserve.
Junte agora ao tacho o alho picado, o gengibre ralado, as malaguetas sem sementes e cortadas em juliana fininha, a casca de laranja, o vinho do Porto (ou o chinês) o caldo de frango, o molho de soja e o açúcar. Mexa bem e deixe levantar fervura.
Coloque novamente a carne de porco no tacho, tape, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar lentamente, cerca de 1 hora ou até a carne estar muito macia.
Sirva a carne com o molho que entretanto se formou e caramelizou (se no fim da cozedura o molho ainda estiver muito líquido, destape, aumente o lume e deixe ferver um pouco de modo a ficar com uma consistência mais escura e xaroposa, mas cuidados para não agarrar), arroz thai jasmim cozido e brócolo ou uma salada verde.

Bom Apetite!

4 comentários :

  1. MMMMMMMMmmmmmm deve ser mesmo bom! Já comia !
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá, passar tempo dimais na cozinha não traz tanto prazer quanto saboreá-la à mesa.É sempre bom ter opções mais rápidas e praticas.Esta carne parece deliciosa.Beijos.

    ResponderEliminar
  3. é por causa de receitas destas e da dedicação da cozinheira que mesmo de barriga grande não deixa de preparar um verdadeiro banquete exótico que este blogue NUNCA deve fechar. beijinho

    ResponderEliminar
  4. já tenho água na boca só de ver esta foto... vou anotar para experimentar! Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar

Imprimir