Filetes de Cavala em Crosta de Milho com Salada de Batata Iogurte e Harissa


O tempo passa e eu continuo sem gostar nada de batatas cozidas. Assadas, fritas, salteadas, a murro, essas eu gosto. Mas quando vem a batata cozida meio deslavada eu raramente lhe toco, e nem regada com bom azeite a acho mais atraente….
Uma alternativa para tornar a batata cozida mais apelativa é fazer uma salada de batata. O principal problema é que a grande maioria das saladas de batata tradicionais são carregadas de maionese ou natas. Aligeirar a receita é simples. Em vez de maionese ou natas juntar iogurte natural. Na altura do verão e dos churrasco costumo preparar salada de batata em alternativa às batatas fritas de pacote. E, na maioria das vezes substituo a maionese pelo iogurte, juntando apenas uma colherzinha de maionese no final, mais para dar sabor do que para qualquer outra coisa.
Destas vez uma salada de batata integralmente feita com iogurte e temperada com harissa (uma pasta de malagueta, picante, oriunda do médio oriente) para acompanhar uns deliciosos filetes de cavala.
Espero que gostem da sugestão!

Ingredientes para 2 pessoas:

4 filetes de cavala (nas peixarias peçam para vos arranjarem as cavalas em filetes)
200g de batatas novas pequeninas
75ml de iogurte natural
1 colher de café de harissa ou outra pasta de malagueta (mais de quiserem mais picante)
1 colher de chá de vinagre ou sumo de limão
1 pernadinha de tomilho fresco
Sal e pimenta q.b.
Farinha de milho q.b.

Preparação:

Lave bem as batatas e leve-as a cozer, sem as descascar, em água temperada de sal.
Numa taça misture o iogurte natural com o sumo de limão ou vinagre, a harissa e tempere com sal e pimenta a gosto.
Assim que as batatas estiverem cozidas escorra-as bem, corte-as ao meio e junte-as ao molho de iogurte envolvendo bem. Polvilhe com as folhinhas de tomilho e ereserve.
Tempere depois os filetes de cavala com sal e seque-os ligeiramente com papel de cozinha. Passe-os pela farinha de milho de modo a que fiquem bem cobertos e frite-os em óleo vegetal até que fiquem dourados de ambos ao lados. Escorra os filetes em papel absorvente e sirva-os com a salada de batata acompanhe com brócolos cozidos a vapor.

Bom Apetite!

15 comentários :

  1. Partilho o mesmo gosto por batatas cozidas.Depois de cozidas e escorridas junto manteiga,alho e salsa picadas,prise de noz moscada,muito pouco de natas,envolvo com a colher de pau.

    ResponderEliminar
  2. Eu por acaso adoro batatas cozidas. Adoro batatas de qualquer maneira!!!! :) Mas também uso sempre o iogurte natural para fugir à maionese! Gostei da sugestão! obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro batatas cozidas e, na verdade, nunca soube de alguém que não gostasse. Até ver este post... ;) E vou experimentar, tal como fiz com a sopa com couve-flor (experimentei e está mais que aprovado! Agora, ponho sempre para dar cremosidade à sopa!)

    ResponderEliminar
  4. Adorei a receita!
    Quanto à salda de batata, encontram-se sempre alternativas às natas, se bem que se se puder comer a tradicional Kartoffelnsalat (salada de batata), é muito melhor, e não leva maionese ;)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. realmente batata cozida nao é o meu forte tambem nao :/ mas esta sugestão parece-me muito bem! :D

    ResponderEliminar
  6. Já agora se não gostarmos muito de picante podemos temperar com o quê? Especiarias a gosto? Caril? O que sugere? Não tenho muito hábito de usar pastas de malagueta e não me dou muito bem com certos picantes, tem de ser moderado... ;)

    ResponderEliminar
  7. Não gosto muito de batatas, e prefiro-as realmente envoltas em molho e este deve ser bastante bom. É para experimentar e quando comprar cavalas, vou pedir para filetes. Obg pela sugestão, vou partilhar a receita com o meu cozinheiro de serviço, o meu marido. :))

    ResponderEliminar
  8. Hoje tenho frango, mas para acompanhamento vou experimentar esta salada de batata :) Muito bom aspeto... como sempre!

    ResponderEliminar
  9. Como eu te compreendo! Também não sou nada amiga de batata cozida... só muito de vez em quando, e sempre a acompanhar salmão grelhado, que é quando ainda assim me sabe melhor.
    Nem numa saladinha destas marchava, ainda que o aspeto seja super delicioso!

    ResponderEliminar
  10. Joana17:07

    Acho que nesta receita, as rainhas foram mesmo as batatas! :)
    Por acaso eu adoro batatas cozidas! E ainda bem, senão viver em casa dos meus pais teria sido um suplício...
    Nunca tinha visto esta ideia, talvez assim consiga convencer o esposo a comer batatas lá em casa. De facto parece-me um óptimo acompanhamento para churrascos no verão!

    ResponderEliminar
  11. Bem gostos são gostos, eu também não sou muito amante de batata cozida, por isso quando tenho que fazer, cozo com a pele. Assim ficam mais saborosas......................Bom Apetite

    ResponderEliminar
  12. Eu sou batataholica. Batatas sao sp bemvindas. Mas conquistas-me com os doces. A pavlova esta para sempre no meu coraçao. Continua o bom trabalho. E olá! :)

    ResponderEliminar
  13. Tem tudo muito bom aspecto mas... onde é que se arranja harissa?

    ResponderEliminar
  14. Gostei sim senhora e vou experimentar! Ficou um prato lindo ;)
    Sempre atenta, apesar de não comentar tanto quanto gostaria,
    Babette

    ResponderEliminar
  15. Olá Joana!
    Os filetes de cavala não ficam com muitas espinhas?

    ResponderEliminar

Imprimir