Bolo de Natas com Curd de Limão e Morangos para um “Sweet Sixteen”


Eu sei que ontem foi domingo de Páscoa e está meio mundo cansado de comer. 
Por aqui, a sexta feira foi passada na cozinha entre diversas preparações e onde não puderam faltar os folares para os afilhados e irmãos. Por aqui sábado e domingo foram literalmente passados à mesa entre diversas iguarias e onde não faltou borrego, cabrito, folares, amêndoas, pão de ló e tudo o resto de associamos, ou não, à Páscoa. No sábado fizemos o nosso habitual almoço de padrinhos e afilhados, e o domingo foi mais dedicado à família.
Fizemos a nossa Páscoa, e celebrámos a ressurreição de Jesus.
Numa segunda feira em que em muitos locais do país ainda se continua a celebrar a Páscoa, há espaço para mais um bolo. Mas este bolo nada tem a ver com a Páscoa.
Um bolo para celebrar um aniversário. Os 16 anos da IOL: 16, doces, 16! E porquê celebrar os 16 anos do IOL? Para os mais distraídos, porque há alguns meses que este blogue passou a fazer parte da plataforma IOL, e como tal, parece-me bem celebrar com quem me acolheu tão bem!
Portanto, depois de uma Páscoa feliz, vamos celebrar os 16 anos da IOL com um bolo simples e feito com muito carinho. Um bolo de natas, perfeito para o chá, mas que decorado com curd de limão e uns morangos docinhos é perfeito para celebrar uns doces 16 anos. Parabéns IOL!

Ingredientes:

250g de açúcar
4 ovos 
200ml de natas
250g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

curd de limão q.b.
morangos q.b.

Preparação:

Numa taça bata as gemas com o açúcar até ficar com uma mistura esbranquiçada. Junte as natas e misture bem até tudo ficar incorporado (não é necessário bater as natas, basta misturá-las diretamente do pacote na mistura de gemas e açúcar!)
Bata depois as claras em castelo e, numa outra taça misture a farinha com o fermento.
Alternadamente misture as claras e a farinha ao preparado anterior envolvendo bem.
Verta a mistura para uma forma de chaminé previamente untada e polvilhada com farinha, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora.
Ao fim desse tempo, ou quando o bolo estiver cozinhado, retire-o do forno, deixe arrefecer 5 minutos na forma e desenforme-o deixando-o arrefecer completamente sobre uma grelha.
Coloque-o depois sobre o prato de servir e decore a gosto com o curd de limão e os morangos.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Que bolo LINDO!!! Tem um ar mesmo apetitoso!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:23

    Ai, que o corrector ortográfico anda a pregar umas partidas! Uma boa sugestão, simples e vistosa, adequada a qualquer ocasião. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Simplesmente perfeito. Os olhos são os primeiros a comer só pelo aspecto já vale nota 10! Parabéns dá mesmo vontade de comer!
    http://avidadenessy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ficou mt bonito :) Bjinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Fantástico e bem guloso.
    Humm..
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Este bolo está mesmo lindo, bem primaveril, adorei :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar

Imprimir