Farinha de Coco



Foi um fim de semana de muitas emoções, tarefas, coisas e pessoas boas. Uma sexta feira muito trabalhosa, e um sábado com uma fantástica ida a Leiria, onde estive com leitores muito simpáticos na lindíssima livraria Arquivo, onde cozinhamos uns biscoitinhos e uns beijinhos de coco e cacau e onde rimos e conversamos bastante. Domingo houve workshops com a boa disposição e a conversa e risos habituais.
Chego a segunda feira com a sensação de que agora é que é fim de semana. Pois! Eu ando sempre ao “contrário” das outras pessoas...
Entretanto a receita que vos trago hoje, não é bem uma receita, mas mais uma sugestão que me foi transmitida à uns tempos por uma simpática leitora. Como já aqui referi muitas vezes, faço habitualmente leite de coco em casa, quer seja para fazer a bebinca ou o Pudim de coco da aó Filomena, quer seja para outras preparações onde este seja necessário. Às vezes tem mesmo de ser com leite de coco caseiro e não com o que se compra em lata!
Recentemente publiquei aqui uma receita de um pão doce de coco em que usava o “subproduto” que fica depois de fazer o leite de coco. Entre outras sugestões, uma leitora sugeriu-me fazer farinha de coco. Confesso que nunca o tinha feito e a ideia pareceu-me interessante. Mais interessante ainda porque quase todos os dias recebo mails e mensagens com pedidos de receitas ou substituições para quem não pode ou não quer comer glúten. Não gosto nada de me meter em assuntos que desconheço e sugiro sempre alguns blogues e livros que sei que tratam bem deste assunto. Mas a farinha de coco não tem glúten, e é cada vez mais usada em algumas receitas numa nova vaga de alimentação em que não se ingere glúten. Parece-me pertinente deixar o modo de preparação - que é tão simples - e assim poderem aproveitar o que de outra forma poderia ir parar ao caixote do lixo. Num supermercado uma embalagem de farinha de coco pode custar cerca de 3,5€. E é tão simples de fazer em casa.... 

Ingredientes:

coco ralado que serviu para fazer leite de coco (é o coco ralado depois de misturado com água, triturado e coado  - ver receita do leite de coco aqui)

Preparação:

Forre um tabuleiro com papel vegetal e espalhe o coco ralado (que está húmido) numa camada fina no tabuleiro. Leve ao forno previamente aquecido a 120ºC durante cerca de 1h30. Atenção que o forno não deve estar muito quente, nem a farinha de coco ficar queimada. Deve apenas deixar secar o coco, misturando de vez em quando para evitar que queime e fica de tom acastanhado.
Ao fim desse tempo retire do forno e deixe arrefecer. Coloque depois no robot de cozinha ou com a varinha mágica e triture um pouco (pouco tempo ou ainda vira manteiga de coco) para que fique mais fina.
Guarde depois num frasco e utilize em algumas preparações para ajudar a engrossar massas por exemplo de panquecas, ou para panar alimentos.


Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Anónimo15:13

    É caso para dizer: "nada se perde, tudo se transforma"! Gosto da ideia da farinha de coco, pois é uma farinha que é um pouco cara nas lojas tipo Celeiro (embora seja mais barata que a de quinoa!), e deste modo fica mais económica. Além disso, é uma forma de evitar o desperdício. Menciona a manteiga de coco, e lembrei-me de uma receita que vi no blog "Não acredito que é saudável" da minha homónima Sara Oliveira. Realmente o coco, é bastante versátil, pois de um produto base (coco ralado), pode-se obter produtos diferentes: leite, farinha ou manteiga. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Fantástica ideia.!! :)
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Deixa-me muito feliz ver que uma dica que deixei na caixa de comentários foi útil, testada e transformada em post para dessa forma poder ser partilhada ainda com mais pessoas :) A ideia original não é minha, claro. Encontrei-a algures pela net enquanto tentava encontrar soluções para o que sobra do leite de coco porque tenho aversão a deitar comida fora. Ainda assim, sinto que retribui de alguma forma todas as boas ideias que já tirei do blog e dos livros "Feito em Casa" e "Receitas para todos os Dias" que são os que moram cá em casa. Obrigada Joana.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana, aconteceu-me algo parecido com o meu blogue, no meu caso as imagens tinham desaparecido. Eles alteraram as definições do picasa, ou seja quando carregamos as fotos, ficam associadas a um álbum Web Picasa e se as fotos não estiverem públicas não surgem. Não sei se será esse o problema. Mas deixo aqui o link, se precisar de alterar.

    https://picasaweb.google.com/home

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. a farinha de coco pode ser feita na frigideira também,basta colocar em fogo baixo e ir mexendo sempre por quinze minutos,fica igual ao do forno porem economiza-se o gás.

    ResponderEliminar
  8. Excelente partilha,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  9. Gostei mesmo muito de estar contigo amiga, mesmo muito, Obrigada pelo teu carinho ;) bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Experimentei esta receita e a do leite de côco e são maravilhosas! Até eu, que não ligo a côco, fiquei rendida!

    Não sei se se lembra, mas eu coloquei fotos delas no Facebook e identifiquei-a lá :)

    Eu também tenho um blog, mas ainda estou a começar... Mas deixo aqui o link, se alguém quiser ver e seguir, agradeço :)

    http://sabordebolso.blogspot.pt/

    Parabéns e continue! :)

    ResponderEliminar
  11. Olá, se for côco ralado embalado comprado no supermercado é preciso ir ao forno para fazer farinha de côco?
    Obrigada 😘

    ResponderEliminar

Imprimir