Salada de Abóbora, Rucula, Azeitonas e Abacate com Bifinhos de Peru


Hoje não há coisas doces. A semana foi já demasiado doce e hoje há uma sugestão diferente.
Com o aproximar do verão, chega o tempo dos churrascos e das refeições ao ar livre. Dos piqueniques e dos almoços na varanda ou no jardim. E eu, gosto de experimentar acompanhamentos diferentes para os habituais churrascos que fazemos nesta altura. Há sempre os clássicos: o arroz de feijão, as saladas variadas e coloridas, o coleslaw, a salada de batata ou a batata assada e as batatas fritas, mas com tantas outras coisas diferentes e originais, há que tentar inovar.
Estou rendida a esta salada de abóbora, abacate e rúcula. Muito simples, deliciosa fria e que é prefeita para levar num piquenique ou para acompanhar todo o tipo de carnes grelhadas. Apesar de não ter sido num churrasco, acompanhei cm uns bifinhos de peru grelhados, e digo-vos que desde o Miguel ao Zé Maria, todos gostaram.
Para o fim de semana que para muitas até é prolongado, uma receita para um acompanhamneto de verão!


É já amanhã, sábado, que estarei presente na Feira do Livro de Lisboa, pelas 18h, no stand da Esfera dos Livros. Terei todo o gosto em vos conhecer e conversar com quem por lá quiser e puder passar! Aguardo a vossa presença.

Ingredientes para 2 pessoas:

250g de abóbora manteiga
uma mão cheia de folhas de rucula
15 azeitonas pretas descaroçadas
1/2 abacate
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1/2 colher de café de canela
1/2 colher de café de colorau
1 colher de chá de ervas da provença
4 bifinhos de peru
1 limão

Preparação:

Corte a abóbora em cubos pequenos e tempere com sal, pimenta, um fio de azeite, a canela, o colorau e as ervas. Misture bem e coloque a mistura num tabuleiro forrada com papel vegetal e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar cerca de 20 minutos ou até a abóbora estar macia. Deixe arrefecer.
Coloque depois a abóbora numa saladeira e acrescente o abacate partido em cubos, as azeitonas cortadas ao meio, a rúcula e envolva bem. 
Entretanto tempere os bifinhos de peru com sal, pimenta e sumo de limão. Grelhe-os numa chapa ou grelhador quente até que estejam cozinhados e pincele-os com uma mistura de azeite, pimenta e sumo de limão.
Sirva com a salada de abóbora.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo11:13

    Gosto desta sugestão para acompanhamento!
    Além de ser uma forma de variar os acompanhamentos (para além dos tradicionais), é uma forma de variar a apresentação dos legumes. Um bom fim de semana, e um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Óptima sugestão :)
    Uma bela salada!!
    Bjinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Imprimir