10 anos e uma novidade em forma de Bolo de Iogurte, Laranja e Chocolate

Faz hoje 10 anos que, sem pensar muito nisso resolvi criar um blogue de receitas, onde pudesse ir mostrando aquilo que fazia na cozinha. Não sei como cheguei até aqui. Como desenvolvi esta relação de longevidade, de escrita regular e de receitas constantes. 
Como se resumem 10 anos de blogue? O que se diz? O que se faz?
10 anos é muito tempo. São muitas receitas e ainda mais leitores. Em 10 anos há muita partilha. Muitas ideias. Muitas receitas que nunca saíram dos rascunhos e das más experiências. Muitas receitas que se tornaram favoritas, e algumas receitas que nunca mais se fizeram.
Em 10 anos o blogue evoluiu, eu evoluí e a minha maneira de cozinhar também teve uma evolução. Em 10 anos também houve mudanças. Novos ingredientes e novas preocupações. Em 10 anos passou a haver publicidade, e marcas a contactarem-nos. Em 10 anos houve direito a livros publicados e a leitores que se tornaram amigos. 
Manter um blogue durante 10 anos não é fácil nem para todos. (Perdoem-me a falta de modéstia.) Mas é algo que faço com o mesmo entusiasmo desde o primeiro dia. Mesmo que agora o meu tempo seja repartido pelos dois rapazinhos que este blogue também viu nascer. 
São 10 anos em que continuo a olhar para este blogue como se ainda fosse um mero passatempo e onde muitas vezes não lhe reconheço o alcance que atingiu. Talvez nunca tenha muita noção disso, porque para mim continua a ser uma coisa muito minha e muito pessoal. Onde me posso tornar repetitiva ou básica, fundamentalista ou elitista, mas que é o prolongamento da minha vida.
Estão aqui representados, escritos muitas vezes por meias palavras e outras vezes com as palavras todas, 10 anos passados da minha vida. Além de receitas neste blogue está a história destes 10 anos da minha vida.
São 10 anos desde que descobri a Elvira e a Isabel. E depois a Suzana, a Manuela, a Mónica e a Mariana. E mais tarde muitos outros como o Célio, a Lúcia, a Dulce, a Cláudia, a Inês, a Luísa ou a Marisa. Não sairia daqui se enumerasse todos os blogues que conheço e que também me inspiram todos os dias. E quero acreditar que todos juntos, apesar das diferenças, somos uma enorme família e todos temos em comum esta enorme paixão por cozinhar e andar de volta dos tachos e panelas.
10 anos é muito tempo. Mas enquanto continuar a gostar do que faço. Enquanto cozinhar me der mais prazer do que trabalho e enquanto houver leitores queridos e atentos (e também alguns menos simpáticos anónimos que ajudam a apimentar a coisa!) eu sei que vou continuar deste lado.

E tudo tem que evoluir. Também o blogue. Nada melhor para assinalar estes 10 anos do que uma grande novidade: para já, uma receita em vídeo. A primeira de um canal youtube que vos anuncio hoje! Espero que gostem, que partilhem o video com todos os que conhecem e gostam de cozinhar receitas simples e para todos os dias, que subscrevam o canal para receberem todas as novidades e que deixem as vossas sugestões, porque só assim se pode melhorar!
10 anos assinalados com um bolo, porque os bolos servem para comemorar. E aqui fica o primeiro video: um Bolo de Iogurte, Laranja e Chocolate para partilhar e agradecer a todos!

Não garanto que fique mais 10 anos. Mas também nunca pensei algum dia chegaria a estar por cá estes 10. Muito obrigada a todos, por tudo.

Este ano estarei presente na Feira do Livro de Lisboa, no dia 28 de Maio, sábado, pelas 18h, no stand da Esfera dos Livros. Terei todo o gosto em vos conhecer e conversar com quem por lá quiser e puder passar!



Ingredientes:


1 copo de iogurte natural (125g)
150g de manteiga
raspa e sumo de 1 laranja
2x o copo do iogurte de açúcar
3x o copo de iogurte de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
4 ovos
100g de chocolate partido em pedacinhos



Cobertura:
100ml de natas
100g de chocolate de culinária



Preparação:



Numa taça coloque a manteiga amolecida, o iogurte, a raspa e sumo da laranja, o açúcar, a farinha, o fermento e os ovos. Bata até obter um creme homogéneo e sem grumos. Junte depois os pedacinhos de chocolate e envolva bem.
Coloque a mistura numa forma com buraco, previamente untada e polvilhada com farinha e leve a cozer em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos.
Entretanto leve um tacho ao lume com as natas e deixe aquecer. Junte depois o chocolate partido em pequenos pedaços e deixe derreter.
Quando o bolo estiver cozinhado, retire do forno e deixe-o arrefecer completamente.
Verta depois a cobertura de chocolate e está pronto a servir.

Bom Apetite!




41 comentários :

  1. Anónimo11:33

    Parabéns pelo aniversário do Blogue, e que venham mais 10/20/30 anos:)
    E continue com os vídeos, porque isto com vídeos é muitooooooooooo melhor !!!
    Sónia

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns Joana!
    Sigo o seu blogue desde 2010, ano em que fiz erasmus e antes de ir, uma amiga me falou num blogue giro para tirar umas ideias e cozinhar por lá. Com uma ou outra excepção, venho aqui todos os dias desde então. Desejo-lhe sinceramente toda a felicidade e sucesso, como desejaria a uma amiga. Que boa novidade esta do canal no youtube!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:42

    Muitos parabéns!
    10 anos de blog é uma data muito respeitável nestas coisas da blogosfera, onde tudo é muito volátil. Acho que comecei a navegar neste manancial de informações à cerca de 4/5 anos, e o seu tornou-se um dos preferidos, sem desprimor dos outros (são todos diferentes, e gosto de todos eles).
    Irei ver o vídeo, embora esteja mais habituada a ver as receitas numa página, por ser mais fácil analisar a receita.
    Venham mais uns quantos anos, sempre a inspirar os seus leitores, com receitas rápidas e sem grandes complicações para o dia a dia.
    O meu agradecimento pelas partilhas, donde tiro muitas ideias, e um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:52

      Uma sugestão: quando publicar uma receita em vídeo, publique-a também de forma escrita no blog. Muitas vezes, as pessoas não têm disponibilidade para ver o vídeo, especialmente no local de trabalho, e quando visualizam a receita gostam de a imprimir (ou guardar o documento). Agora fiquei na dúvida do bolo a fazer: se este, ou o de cenoura e banana! Sara Oliveira

      Eliminar
  4. Muitos parabéns Joana!! Eu adoro o teu blogue, é sempre aqui que venho deliciar-me... Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Confesso que já não sei há quantos anos ando por aqui, mas já serão uns quantos... Foi bom ver o blogue crescer, a família crescer, e tu continuaste a ser sempre uma das minhas referências e inspirações culinárias! Continua por muitos, muitos anos! Ou, pelo menos, enquanto te continuar a dar tanto gozo como agora :)

    Obrigada pelo que partilhas connosco! Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Apesar de seguir o seu blog desde 2008 e quase diariamente penso que esta é a primeira vez que deixo um comentário
    Muitas vezes me ajudou nas refeições familiares e mesmo agora com os filhos emigrados o seu blog é uma fonte de ideias e de ajuda para eles.Obrigada por tudo.
    Parabéns pelos 10 anos e por muitos mais!!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Joana! Já há muitos anos que sigo os seus blogues e lá por casa faltam apenas dois dos seus livros. Foi a Joana que me inspirou a apostar mais e acreditar mais em mim na cozinha e olhe que o salto foi grande :) Até cabazes de Natal e prendas feitas em casa, por nós, me inspirou a fazer.
    Por isso queria também dizer-lhe obrigado pelo blogue, pelas partilhas. Espero um dia conseguir participar num workshop seu, para finalmente a conhecer pessoalmente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns! Como dizia o Paulo de Carvalho, "dez anos é muito tempo"! Adorei o vídeo embora a escrita facilite muito na altura de fazer a receita (e eu gosto de imprimir as minhas preferidas). Vou experimentar mas sem a cobertura, a ver se me sinto menos culpada...

    ResponderEliminar
  9. Muitos parabéns por estes 10 anos! Espero que continues por muitos mais e admiro a tua força, eu já com um rapaz ando sem tempo, imagino com dois! Mas olha... São a melhor coisa do mundo! Um beijo e muito sucesso

    ResponderEliminar
  10. Muitos parabéns Joana, já lá vão 5 anos que vi o "Feito em casa" na Biblioteca e requisitei... sem saber o que aí vinha. Através do livro cheguei ao(s) blogue(s)e até hoje acompanho diariamente. É o único que visito todos os dias! Parabéns!! beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns!
    Que venham muitos mais...
    São os votos de uma seguidora Diária!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns pelo aniversário e pelas novidades! Acompanho o blog há vários anos e vou adorar ver as receitas também em vídeo! Já subscrevi ;)

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Catita Joana, parabéns.

    ResponderEliminar
  15. Muitos parabéns!
    Que venham muitos mais...
    São os votos de uma seguidora Diária!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Muitos Parabénspelos 10 anos de blog, que venham muitos mais. Adoro cozinhar e o seu blog é de facto uma inspiração, com receitas simples para o dia a dia, que é fundamental com 2 filhos pequenos. Já perdi a conta ao numero de receitas suas que experimentei e pelo menos cá em casa ainda não houve nenhuma que fosse reprovada.

    ResponderEliminar
  17. Muitos parabéns pela longevidade do blog, pela criatividade e vontade em partilhar todas estas coisas boas e cada vez mais saudáveis!
    Realmente, com dois filhotes pequenos não deve ser fácil! Acompanho-a desde o início e é raro o dia em que não espreito. Já fiz n receitas daqui e dos livros :).
    É uma óptima notícia o canal no youtube (às vezes tenho dúvidas quanto à consistência e aspeto das coisas, especialmente massas, e vai ajudar muito), mas concordo com a sugestão, acima referida, em manter a receita escrita, também ajuda...
    Mais uma vez parabéns!! Venham mais 10, 20,...

    ResponderEliminar
  18. Parabéns. E uma inspiração. Obrigada

    ResponderEliminar
  19. Parabéns pelos 10 anos! E, espero eu, que venham mais 10!
    O canal no YouTube e as receitas em vídeo são mesmo o que estava a faltar! É uma forma de podermos estar mais perto de si. Vai ser um sucesso de certeza!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Por favor, esteja aqui daqui a 10 anos, porque nós também continuaremos aqui a "lê-la" e a vê-la no Youtube!! Parabéns! :)

    ResponderEliminar
  21. Parabéns, 10 anos já são obra :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  22. Parabéns... um abraço gigante... esperamos mais 10... e outros 10... sempre a somar... muito sucesso. Muita força para continuarbesta tarefa... e todas as responsabilidades do blog... e tudo o que nos ensina.

    ResponderEliminar
  23. Parabéns... um abraço gigante... esperamos mais 10... e outros 10... sempre a somar... muito sucesso. Muita força para continuarbesta tarefa... e todas as responsabilidades do blog... e tudo o que nos ensina.

    ResponderEliminar
  24. Cara Joana,

    Acompanho o seu blog há alguns anos e continuo a encontrar aqui sempre o que preciso. Às vezes a sintonia é tanta que abro para procurar uma receita e é mesmo a do dia. Deve ser transmissão de pensamentos, ou assim :)!
    Gostei muito do vídeo mas pense em fazer a locução a acompanhar. Acho que iria ficar ainda mais apelativo.
    Espero que tenha pedalada para fazer isto mais uns anos porque, para além das receitas, também gosto de ler os textos (ainda que às vezes não perceba as "indiretas").
    Um grande abraço,

    ResponderEliminar
  25. Cara Joana,

    Acompanho o seu blog há alguns anos e continuo a encontrar aqui sempre o que preciso. Às vezes a sintonia é tanta que abro para procurar uma receita e é mesmo a do dia. Deve ser transmissão de pensamentos, ou assim :)!
    Gostei muito do vídeo mas pense em fazer a locução a acompanhar. Acho que iria ficar ainda mais apelativo.
    Espero que tenha pedalada para fazer isto mais uns anos porque, para além das receitas, também gosto de ler os textos (ainda que às vezes não perceba as "indiretas").
    Um grande abraço,

    ResponderEliminar
  26. Anónimo20:40

    Olá Joana,
    Muitos Parabéns pelo aniversário do blog e também pelo vídeo...
    Que venham muitos mais anos e vídeos....
    Tudo de bom...
    Bj Grd,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  27. Parabéns e que estes 10anos se repitam por muitos mais anos.. mais momentos de partilha.. mais bolos.. mais bons momentos!! Porque este blogue para mim é feito de bona momentos.. e obrigado!! Bjinhos

    ResponderEliminar
  28. Parabéns e que estes 10anos se repitam por muitos mais anos.. mais momentos de partilha.. mais bolos.. mais bons momentos!! Porque este blogue para mim é feito de bona momentos.. e obrigado!! Bjinhos

    ResponderEliminar
  29. Parabéns e que estes 10anos se repitam por muitos mais anos.. mais momentos de partilha.. mais bolos.. mais bons momentos!! Porque este blogue para mim é feito de bona momentos.. e obrigado!! Bjinhos

    ResponderEliminar
  30. Muitos parabens Joana! Vou continuar a visita-la enquanto tiver paciencia para nos! E a comprar os seus livros tambem :) Beijinho e felicidades sempre!

    ResponderEliminar
  31. Joana, muitos Parabéns pelos 10 anos de blogue, e, sobretudo, muito obrigada por toda a partilha, tanto das receitas, como dos pedacinhos de si e que também fazem parte deste cantinho que visito todos os dias, de 2f a 6f! Um beijinho e muita força para continuar esta empreitada blogueira de sucesso!

    ResponderEliminar
  32. Parabéns! Está muito bonito o vídeo! :)

    ResponderEliminar
  33. Que bela notícia, Joana :) Fico mt feliz por ti e por nós, q podemos ver em video as tuas receitas :) Parabéns por este crescimento e por continuares a seres tu mesma, apesar de tudo o q vai acontecendo, pois nem sempre é fácil mantermo-nos fiéis às nossas crenças qd somos inundados com tanta coisa... Vou subscrever o canal, claro :) Bjinhos e continuação de mt sucesso!

    ResponderEliminar
  34. Parabéns! Obrigada por muitas ideias que foram melhorando a minha cozinha.
    Desejo que tudo continue a correr bem com o blogue e consigo :-)

    ResponderEliminar
  35. Muitos parabéns Joana! Sigo o seu blogue há muito tempo e é a minha "bíblia" para a cozinha. Adoro as sugestões e o carinho que os traz todos os dias. Venham mais 10 anos!

    ResponderEliminar
  36. Muitos Parabéns Joana! O seu blogue é fantástico e é a minha grande e preciosa ajuda na cozinha...desde que o descobri que o visito diariamente e nunca me deixa ficar mal:) Gostei muito de a conhecer em Leiria. Obrigada mais uma vez pela ajuda e pela inspiração que trouxe à minha cozinha! Beijos, Marta Sousa

    ResponderEliminar
  37. Parabéns pelo aniversário, parabéns pelo vídeo ;)

    ResponderEliminar
  38. Para a próxima, limpe ao menos a placa de indução.

    ResponderEliminar
  39. Fature muito durante o ano todo com receitas práticas, econômicas e com gostinho de quero muuuito mais com copos e taças da felicidade! http://bit.ly/rendaextracopodafelicidade

    ResponderEliminar

Imprimir