Pão de Batata Doce e Mandioca


Há receitas que me deixam intrigada e curiosa. Os regimes alimentares de que agora se falam tanto, isentos de laticínios, glúten e açúcar deixam-me este bichinho de curiosidade de descobrir receitas diferentes. A questão do açúcar, e aprender a fazer coisas doces sem recurso ao mesmo é já um tema que pesquiso e procuro bastante. Começou com o pequeno Zé Maria e, em alguns aspectos e aos poucos alargo também para nós, principalmente para refeições e snacks durante a semana, como panquecas, papas, iogurtes e afins. 
A ausência de gluten e laticínios na alimentação, despertam-me apenas curiosidade e levam-me a ler com atenção receitas e a pensar “será que isto funciona?”.
Sei que há várias pessoas que têm problemas com o glúten. E várias vezes me pedem ajuda com receitas sem glúten. Eu realmente tento ajudar na medida do possível, mas não gosto muito e dar palpites, pois não sou nutricionista, médica ou dietista e não gosto de poder induzir as pessoas em erro…
Mas este pão - que tem a textura de um bolo mas não é doce - deixou-me intrigada.
Pode ser uma alternativa aos pães com farinha de trigo, mas também como não tem cereais, uma alternativa a quem os eliminou todos os cereais da sua alimentação. Para mim, foi uma receita curiosa de testar, e confesso que gosto bastante deste pão com uma bela fatia de presunto, pois acho que liga muito bem.
Fica a receita para testarem. De mente aberta. Sem estarem à espera que isto vos saiba ao pão como sempre o conhecemos, mas como uma coisa diferente que também é boa e que eu acho que vale a pena experimentar, nem que seja pela curiosidade da combinação de  ingredientes como a farinha de mandioca e a batata doce.

Ingredientes:
(in “30 dias para mudar de vida - Detox paleo - Joana Moura)

200g de farinha de mandioca (da mesmo com que se faz a farofa)
1 batata doce média assada - cerca de 150g (usei batata doce laranja)
4 colheres de sopa de óleo de coco (podem usar azeite)
4 ovos
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
sal q.b.

Preparação:

Coloque todos os ingredientes num robot de cozinha e triture até ficar com uma mistura homogénea.
Coloque numa forma tipo bolo inglês previamente untada com um pouco de azeite e deixe a repousar, tapado com película aderente durante cerca de 2 horas.
Leve depois a cozer em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos.
Deixe arrefecer e sirva em fatias com uma fatia de presunto ou paio, ou como acompanhamento de sopas.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo10:16

    Achei interessante esta receita. Como a Joana menciona, há que ter a mente aberta, e com este pressuposto, experimentar coisas novas. Sou curiosa com as receitas para este tipo de intolerâncias, ou mesmo dietas sem glúten/lactose/açúcar, pois representam um desafio. Não só pelo tipo de farinhas utilizadas (e que são caprichosas), como pela própria combinação de ingredientes. Além disso, é uma forma de aprender a usar ingredientes diferentes, quando não temos os ingredientes "normais" (como a farinha de trigo, manteiga, etc). Para experimentar brevemente, pois desta vez tenho tudo em casa. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:03

      PS: Esqueci de mencionar que conheço pessoas que foram aconselhadas a tirar o glúten da alimentação por motivos de saúde, e conheço outras que é por opção (e sentem-se bem assim). Podemos ter amigos/conhecidos/familiares que poderão ter estas intolerâncias, ou adoptarem uma alimentação sem estes elementos, e é sempre útil conhecer opções. Aqui em casa não é o caso, mas também nunca se sabe...PS: já tive que recorrer ao "ovo de linhaça" para uma receita de bolachas e de scones em que não tinha ovos em casa. Vivendo e aprendendo! Um grande beijinho, Sara Oliveira

      Eliminar
  2. Hum... vou ter de fazer mesmo! Fiquei curioso

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. E eu que preciso de retirar o gluten, os laticinios e os ovos da dieta do meu filho... sinto-me mesmo perdida
    Foi só um desabafo.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela imaginação e pela chamada de atenção que fez Joana "...pois não sou nutricionista, médica ou dietista e não gosto de poder induzir as pessoas em erro…" Pois hoje em dia neste mundo da nutrição e culinária há muitas rasteiras pelo caminho! :( Sou nutricionista e gosto muito de seguir o seu blog, muito por isso, refere sempre quando uma receita é saudável, mas nunca se mete na pele de nutricionista! ;) Hoje em dia esta moda do sem glúten virou mesmo uma moda inconsciente que a mim como nutricionista me assusta, pois as pessoas não têm noção do mal que estão a fazer à sua saúde...uma coisa é provar e comer de vez em quando, como por exemplo com uma receita destas ;), outra coisa é adoptar este tipo de alimentação sem necessidade, sem histórica clínica para tal! ;)
    Um beijinho desde Buenos Aires Joana! :)

    ResponderEliminar
  5. Ola Joana muito bom aapecto esse pao mas e sem ser farinha de mandioca qual posso usar? E que eu detesto mandioca.Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ola Joana muito bom aapecto esse pao mas e sem ser farinha de mandioca qual posso usar? E que eu detesto mandioca.Beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir