“Maionese” de Abacate com Chips de Batata Doce Desidratada e Legumes


São os santos populares, o europeu de futebol, os fins de semana de sol e calor(?), só desculpas boas para refeição na rua, bebidas frescas e reunir os amigos e a família.
Os churrascos entram definitivamente na ementa, seja a bela da febra e da entremeada, o tradicional frango, a picanha, ou até o cabrito e o coelho de churrasco. Não nos podemos esquecer da versão com peixe: as nossas sardinhas, o carapau, o robalo, as douradas ou qualquer outro peixe que ganham outra dimensão quando assado debaixo de umas brasas bem feitas!
Só me aborrece uma coisa: sempre os mesmos acompanhamentos: a tradicional salada de tomate e pepino, a alface, as batatas cozidas ou fritas e o arroz de feijão! 
E depois há sempre umas azeitonas, pão e umas fatias de queijo ou presunto! Tudo delicioso, mas quando os churrascos acabam a ser “a refeição” dos dias quentes há que inovar!
Aqui por casa, enquanto o Miguel está de volta das brasas com o Zé Maria, que gosto de ir vendo, eu lá vou tentando inovar nas “entradinhas” e nos acompanhamentos.
Uma salada de couve flor crua, como a que aqui mostrei no outro dia, salada de couve com maionese caseira, ou até de batatas. Saladas de legumes assados com ou sem queijo batata doce assada ou “frita” no forno, saladas muito variadas e coloridas com os legumes que começamos a apanhar da nossa horta.
E para umas entradas? Mais uma vez a inspiração e os ingredientes do momento ditam o que fazer. Desta vez, uma “maionese” de abacate, que é pouco mais do que uma variação de guacamole, para mergulhar tomate cereja, palitos de cenoura e umas fantásticas chips de batata doce desidratada, que fazem parte de uma nova gama de vegetais desidratados da Fruut (www.fruut.pt) e que são muito mais saudáveis, e servem como acompanhamento, para tornar as saladas mais crocantes ou apenas para um snack quando a fome aperta.
Por aqui gosto de as servir como um elemento crocante em dips, mas o Zé Maria diz que quer das “fritas” especiais!



Ingredientes para 4 pessoas:

1 abacate maduro
1/2 tomate pequeno
1/2 cebola roxa pequena
sumo de lima q.b.
flor de sal q.b.
Coentros picados q.b.

Para servir:
Palitos de cenoura
tomates cereja
chips de batata doce desidratada 

Preparação:

Corte o abacate ao meio, retire o caroço e com a ajuda de uma colher retire a polpa para uma taça. Com um garfo esmague a polpa do abacate. Reserve.
Pique finamente a cebola roxa e o tomate e envolva na pasta de abacate. Tempere a gosto com o sumo de lima e com o sal e misture bem. Por cima disponha os coentros picados.
Sirva com os legumes crus e com as chips de batata doce.
Pessoalmente também gosto de usar como molho de salada ou como acompanhamento de carnes grelhadas!


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Deliciosa!! :)
    Beijinhos!!
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  2. Fantástica sugestão!

    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:42

    Gosto desta sugestão, embora normalmente use este género de "pastas" em sandes ou tostas. Vou experimentar com os palitos de legumes, e quem sabe se dou uso a uma cheróvia desidratada, que está à espera de destino. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir