Lombinhos de Pescada Estufados com Leite de Coco e Caril


Hoje, um país inteiro acorda na ressaca de um feito nunca antes conseguido! Hoje, um país inteiro acorda, depois de ter sonhado que era possível ser campeão da Europa. Hoje, um país inteiro acorda contente porque às vezes os “David derrotam o Golias”. Hoje, um país inteiro celebra uma equipa que se conseguiu manter unida, mesmo depois de lhe terem tirado o seu elemento mais valioso e que faz a diferença. Hoje, um país inteiro - mesmo aqueles que como eu nunca acreditaram - tem um sorriso nos lábios por ter visto acontecer, diante dos seus olhos, esta vitória suada e difícil contra quem pensava que já estava ganho. Hoje, mais do que nunca, todos vamos gritar por Portugal e vamos todos sentir-nos mais unidos, numa força difícil de explicar e que o futebol trás ao e cima. Hoje, acordamos campeões da Europa de Futebol, e com mais uma mão cheia de medalhas de outros atletas vitoriosos que nos provam que independentemente do nosso tamanho, do tamanho dos nossos problemas, há dias em que podemos acreditar. Um dia conquistámos o mundo. Ontem fomos humildes. Choramos em campo. Expusemos as nossas fraquezas. Não desistimos e continuamos a sonhar, a acreditar e a combater. Unimo-nos ainda mais. Os deuses do desporto estiveram connosco. E depois do sonho, abrimos os olhos, e percebemos que, afinal, quando acreditamos os sonhos tornam-se realidade!
(Não tem nada a ver com comida ou receitas. Mas no dia de hoje não podia deixar em branco o feito de ontem, e deixar aqui o meu obrigada a todos os atletas que ontem fizeram o nome deste nosso pequeno país ficar gravado na história do desporto (futebol e não só!). Obrigada mais uma vez por nos elevarem a moral e nos fazerem acreditar que os sonhos são possíveis!)

Ingredientes para 2 pessoas:

4 lombinhos de pescada
1/2 lata de leite de coco
1 molhinho de coentros
1 dente de alho
1 colher de sopa de pó de caril
1 cebola pequena
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Pique finamente a cebola e leve-a a alourar no azeite, numa frigideira larga ou wok, Acrescente o dente de alho ralado ou bem picado, e metade dos coentros bem picadinhos. Junte depois o pó de caril e deixe fritar até que os aromas se comecem a desenvolver.
Acrescente depois o leite de coco e deixe levantar fervura. Retifique de sal e pimenta e junte os lombinhos de pescada partidos em pedaços não muito pequenos. Deixe cozinhar em lume brando até os lombinhos estarem cozidos.
Acrescente depois os restantes coentros (e se gostar poderá colocar um pouco de picante a gosto!)
Sirva com arroz branco e legumes cozidos.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo09:45

    Mais uma boa ideia para a "nossa amiga" pescada!
    Estava um bocado céptica, e na dúvida, mas a esperança é a última coisa a morrer. Contra tudo e contra todos, acreditámos e vencemos.
    Acho que o espírito da padeira de Aljubarrota esteve entre nós! Também vencemos noutras modalidades, e estão todos de parabéns!
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito desta sugestão! Afinal a pescada é tão versátil! :)

    Beijinhos

    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que refeição fantástica,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Uma delícia e perfeito para quem não gosta de peixe ;)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16:17

    Boa tarde Joana,
    Curioso que andava mesmo à procura de uma receita de peixe com caril e leite de coco. Nunca cozinhei com estes ingredientes e gostava de lhe perguntar qual o tamanho da lata de leite de coco e se o restante se pode conservar no frigorífico e durante quantos dias? Será que dá para congelar esta receita pronta ?
    Obrigada pela sua partilha diária de receitas.
    Beijinho e muitas felicidades para si e família.
    Rosa Santos

    ResponderEliminar
  6. Anónimo19:24

    Olá Joana,
    Este foi o menu do almoço.
    Acabei por ter de acrescentar miolo de camarão, pois não tinha lombos de pescada suficientes para todos...
    Foi muito elogiado...e o molho com pão...uma delícia.
    Obrigada.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar

Imprimir