Folhado de Carne com Compota de Cebola Roxa (Receita também em video)


Do Outono. Da chuva que bate na janela. Do (re)conforto das mangas compridas e dos pés fechados dentro dos sapatos. Do barulho do vento e da chuva. Dos dias mais pequenos. Das mantas à noite no sofá e da chávena de chá na mão. Da vontade de acender a lareira. Do cheiro a fogo e a fumo e as recordações que isso me traz. Dos chapéus de chuva, impermeáveis e galochas. Do frio. Do cheiro a pinheiro e terra molhada. Do forno ligado e de tardes de domingo a fazer bolos e bolachas. Das pêras e maçãs. Dos dióspiros e do marmelos. Das castanhas e das abóboras. Das sopas quentes. Do cozido à Portuguesa da minha mãe. Da aproximação do Natal.
Das folhas das árvores no chão. Das nuvens carregadas e do céu pintado de negro. 
Por estas coisas e tantas outras. Sou definitivamente uma pessoa de Outono. 

Quanto aos workshops, o deste sábado, dia 15 de Outubro, nos Workshops Pop Up, na Rua do Almada, no Porto já se encontra esgotado.
Mas ainda há algumas vagas para domingo, dia 16 de Outubro, em Ovar/Praia do Furadouro, na Colher de Chá! Das 10h às 13h vamos fazer “Entradas e Petiscos”. Para se inscreverem e mais informações geral@colherdecha.pt.




Ingredientes para 4 pessoas: 

1 placa de massa folhada refrigerada pronta a usar
1 chávena com sobras de carne assada previamente picada
75g de queijo ralado (de preferência queijo da ilha, mas pode usar mozarella)
2 cebolas roxas
1 cálice de vinho do porto
3 colheres de sopa de açúcar mascavado 
sal q.b.
1 folha de louro
2 colheres de sopa de azeite
1 gema para pincelar 
sementes de sésamo para polvilhar

Preparação:

Comece por preparar a compota de cebola roxa. Descasque a cebola e corte em rodelas finas. Leve uma frigideira ao lume com o azeite e acrescente a cebola e a folha de louro. Deixe começar a fritar e acrescente o açúcar e o vinho do porto. Reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar até a cebola estar caramelizada e bem cozinhada. Retire e reserve.
Abra a massa folhada e, ao centro coloque a carne picada. Por cima disponha a compota de cebola roxa previamente preparada e termine com o queijo ralado. Feche depois a massa folhada, de moda a formar uma trança - conforme poderá ver no vídeo - ou enrole normalmente.
Pincele depois com geme de ovo e polvilhe com sementes de sésamo.
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC até a massa estar dourada e bem folhada.
Sirva como entrada ou prato principal acompanhando com uma salada verde.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Anónimo09:48

    Uma sugestão simples com um toque sofisticado, e uma forma de variar o tradicional folhado de carne.
    Gosto de todas as estações do ano, com as suas coisas boas e menos boas.
    O que não gosto é a mudança de tempo brusca de um dia para o outro, calor insuportável, e a chuva interminável, quando tenho que sair à rua ou quando tenho máquinas de roupa para secar. Gosto do cheiro do fumo q.b., menos quando chego à noite e entro em casa a cheirar a "fumeiro" ou quando tenho a roupa estendida (os meus vizinhos têm as lareiras acesas, e no fim de semana é o dia inteiro). Mas tirando estes pormenores, gosto de todos os produtos que cada estação dá.
    Agora vêm os dióspiros, a batata doce (associo sempre ao Outono), abóbora, maçã, marmelos, castanhas, entre outros, e estou a encontrar maneiras diferentes para os usar, tentando aproveitar o máximo de cada um. O tempo frio convida a comida reconfortante que aquece a alma: sopa, guisados/estufados/feijoadas um pouco mais "encorpados", bolos/tartes/bolinhos, bolachas/biscoitos/broas, e mesmo doces/compotas/frutas cozidas, pão.
    Este tempo associo às feiras e mercados que se realizam agora nesta altura, trazendo memórias e cheiros da infância, quando as pessoas faziam os avios de frutos secos para o Inverno (quando era pequena, não haviam supermercados e hipermercados, ao virar de cada esquina!). Recordo a feira das Caldas e das Mercês, em que os meus pais compravam as amêndoas, nozes, figos secos, e passas de uva no cacho, entre as loiças de barro e alguns bolos secos/broas.
    Um bom fim de semana e um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:38

      Boa noite,
      Vou fazer a receita com certeza!
      Valeu a pena vir novamente hoje para ler o seu comentario Sara!
      Adoro ler o post da Joana, mas fico sempre curiosa com os exelentes comentarios da Sara!
      Ana Bonvin

      Eliminar
  2. Anónimo10:20

    Não publique o comentário, mas corrija porque é um erro muito básico.
    Não é "que isso me trás" e sim que "isso me traz". É do verbo "trazer", "Por trás de", "de trás para a frente" é que se escreve com s.
    Já agora, a palavra dióspiros é acentuada.

    ResponderEliminar
  3. Revejo-me em toda a descrição do outono! Só falta o fumo das castanhas assadas na rua, fumo que fica denso quando misturado com a humidade do ar.

    ResponderEliminar
  4. Lara00:23

    Também adoro o Outono... obrigada pelo vídeo.

    ResponderEliminar
  5. Fiz no início do mês, num dia em que precisava de fazer algo diferente para o jantar mas em pouco tempo. Não tinha carne guisada feita então optei por utilizar carne picada que tinha de uma bolognesa. Ficou divinal e fez um brilharete.

    ResponderEliminar
  6. Ai, Joana: vc escreveu uma poesia linda! Repassei para meus amigos aqui no Brasil, muito emocionada!Obrigada! Gosto muito do outono em Portugal! Mas voltarei no próximo ano na Primavera! Mais uma vez obrigada por seu ser poético! bjs, Beth Müller (Rio de Janeiro)

    ResponderEliminar

Imprimir