Empadão de Peixe com Puré de Legumes (receita também em video)



Próximo Workshop. Dia 9 de Abril, das 10h às 13h em Furadouro - Ovar, na Colher de Chá. Desta vez com o tema de “Finger Food para Dias Especiais”. Para mais informações ou para se inscreverem geral@colherdecha.pt

Mais uma receita vencedora entre os mais pequenos, e com os brócolos, que são agora o drama cá de casa, pois o Zé Maria diz que “já não gosta”. Mas assim, em puré com batata doce até os come muito bem, e principalmente com o ovo cozido escondido.
É uma clássica receita de empadão com lombinhos de peixe, que raramente falham na nossa lista de compras dos últimos tempos - e perfeitos para os miúdos - à qual gosto de juntar rodelas de ovo cozido. Desta vez o puré levou os brócolos e batata doce, mas podem variar com outras combinações, e ter assim versões sempre diferentes.
Gosto de juntar um pouco de iogurte ou natas ao puré, mas não junto leite ou manteiga. Acho que nestas variações de puré liga muito bem, mas deixo essas alterações ao vosso critério.
Há também um video, para tirar algumas dúvidas que possam surgir e que espero que gostem.
Aqui fica mais uma receita para os jantares da semana!




Ingredientes para 2 pessoas:

2 ovos cozidos
4 lombinhos de pescada
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 batatas doce médias
250g de brócolos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
2 colheres de sopa de natas, iogurte grego, queijo creme....

Preparação:

Comece por descascar as batatas. Lave-as a cozer em água temperada de sal e acrescente depois os brócolos.
Entretanto descasque a cebola e corte-a em meias luas. Descasque os dentes de alho e pique-os. Leve uma frigideira ao lume com os dentes de alho, a cebola e um pouco de azeite e acrescente o louro. Deixe a cebola começar a cozinhar e junte depois os lombinhos de peixe partidos em pedaços e envolva bem na cebola. Tempere a gosto com sal e pimenta e deixe cozinhar.
Assim que as batatas e os brocolos estiverem cozinhados escorra-os bem. Triture tudo e retifique de sal e pimenta, juntando depois o iogurte ou o queijo. Misture bem.
No fundo de um prato que possa ir ao forno coloque a cebolada de peixe. Por cima disponhas o ovo cozido previamente cortado em rodelas e termine com o puré de brócolos e batata doce.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC apenas para tostar ligeiramente a superfície.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo09:40

    Mais uma boa ideia para variar, e tentar vencer a resistência a alguns legumes
    Raramente, lunto algum líquido ao puré, tirando um pouco de azeite na altura do tempero, e de envolver tudo. Desde que vi num programa do Nigel Slater (um dos primeiros programas dele no 24 Kitchen), deixar as batatas arrefecer um pouco no passador/coador, depois de escorridas, o puré fica com a consistência ideal (pelo menos para mim). A abóbora é cozida a vapor, e segue o mesmo princípio.
    Acho que irei seguir esta ideia e usar umas sobras de bacalhau cozido, o puré deverá ser de uma mistura de batatas (normal e doce), ou batata e cenoura/abóbora/nabo, tudo dependerá do que estiver disponível em casa.

    Um grande eijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:14

    Olá Joana!
    Rica receita, obrigada!

    Pergunta: como evitas o drama das espinhas nos lombos de pescada? Ainda não encontrei marca que não os tenha (das mais baratas às mais caras) e há sempre chatice nessa matéria aqui em casa! Alguma marca que sugiras?

    ResponderEliminar
  3. Tem muito bom aspecto Joana. Que delicia!!! :)
    Beijinho
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar

Imprimir