Ovos com Barriga Fumada e Cogumelos


Mais petiscos. Porque os fins de semana compridos convidam a petiscos, seja num brunch, seja no mais tradicional “lanche ajantarado”. Aqui por casa os últimos domingos têm acabado assim. Com amigos à volta da mesa e um lanche que não é lanche nem bem jantar. 
E como as galinhas têm posto muitos ovos, há que os usar de todas as formas e feitios. Aqui, o petisco mais simples e versátil de todos os tempo. Ovos mexidos - aos quais se pode juntar quase tudo - dependendo do que houver em casa e das combinação preferidas. Este servir mais como uma limpeza ao frigorífico. Havia cogumelos e um resto de barriga fumada, e foi mesmo com essa combinação que foram feitos. Mas há outras combinações favoritas: com espargos verdes, com alheira e espinafres, com queijo da ilha, e ainda numa versão picante, com malagueta e queijo feta.
Servidos com uma tábua de carnes frias, de queijos, e pão fresco, temos uma simples refeição do agrado de todos. (E quantas, mas quantas vezes, uns ovos mexidos salvam um jantar em poucos minutos!)

Ingredientes para 4 pessoas:

6 ovos
150g de cogumelos frescos
sal e pimenta q.b.
75g de barriga fumada
salsa picada q.b.

Preparação:

Corte a barriga fumada em cubinhos. Depois de limpos lamine os cogumelos.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume e deixe aquecer. Junte depois a barriga fumada e deixe cozinhar, de modo a que esta liberte a sua gordura e fique crocante. Junte depois os cogumelos e envolva-os bem na gordura da barriga fumada e deixe cozinhar até que comecem a ficar murchos.
Entretanto bata os ovos com uma pitada de sal e pimenta (atenção que a barriga fumada já contém sal), e verta os ovos já batidos sobre a mistura que está na frigideira. Deixe que os ovos comecem a coagular, e com uma colher de pão comece a envolver a mistura na frigideira. Não mexa muito para que os ovos não fiquem muito partidos... 
Desligue o lume quando os ovos  ainda estiverem um pouco húmidos, e acrescente a salsa picada.
Sirva de imediato.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo11:23

    Os ovos fazem uma refeição "expresso" numa questão de minutos, acompanhados de uma sopa ou arroz/massa e salada.
    Foi uma das primeiras coisas que fiz, quando aprendi a cozinhar, e "desenrascaram" muitos almoços da escola, acompanhados de arroz de manteiga ou esparguete com molho de tomate.
    O singelo ovo mexido com cebola e muita salsa, ou com chouriço, dentro de uma carcaça, fizeram parte de muitos almoços em visitas de estudo, e continua a ser presença assídua em casa, em refeições ligeiras.
    Simples ou "ricos", são sempre bem vindos, e é uma ideia saborosa para gastar as sobras dos enchidos do folar.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,
      Eu não sou capaz de estar sem ovos em casa.... Além de tudo o que permite, fazer, são sempre uma maneira de acabar com todos os restos do frigorífico!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada! Interessante e versátil.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir