Risotto de Lentilhas com Ovo Cozido e Coentros


Uma segunda feira que começa com uma receita sem carne nem peixe. Uma espécie de risotto de lentilhas que acompanhamos com ovo cozido - mais por causa dos miúdos que adoram.
Num dia em que andava de volta da despensa em arrumações e reparo num frasco com um resto de arroz para risotto, e um resto de lentilhas. A ideia ficou-me de imediato.
Foi colocar as lentilhas e demolhar e esperar pela hora de jantar...
Enquanto fazia esta especie de risotto, mexendo o arroz para ficar o mais cremoso possível (mas um risotto que não leva queijo....) ainda estive na preparação dos meus cabazes de natal e fiz mais uma dose de doce de abóbora. E ainda fiz sopa cremosa e reconfortante para combater o dia frio que estava lá fora, e granola caseira - com gegibre e canela e frutos secos - e uma dose de iogurtes caseiros naturais... Um fim de tarde entre tachos e tabuleiros, com os miúdos a brincarem por perto... Mesmo durante a semana, parece que Dezembro traz dias mágicos....

Ingredientes para 4 pessoas (2 adultos e 2 crianças) - com sobras

2 alhos franceses pequenos
2 dentes de alho
1 lata pequena de tomate pelado
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de cominhos em pó
250g de lentilhas castanhas previamente demolhadas
1/2 chávena de arroz para risotto
água quente q.b. (ou podem usar caldo caseiro)
azeite q.b.
4 ovos cozidos
coentros picados q.b.

Preparação:

Pique os dentes de alho. Corte o alho francês em rodelas finas e lave-o bem.
Leve ao lume um tacho com um pouco de azeite e acrescente os dentes de alho picados e o alho francês e deixe refogar um pouco até que comece a murchas. Junte depois o tomate pelado e os cominhos e envolva bem deixando levantar fervura. Acrescente depois as lentilhas previamente demolhadas e tempere a gosto com sal e pimenta. Acrescente dois copos de água e deixe cozinhar em lume brando até as lentilhas estarem macias, mas não a desfazerem-se, cerca de 40 minutos (atenção que pode ter necessidade de acrescentar mais água. Deverá fazê-lo aos poucos)
Junte depois o arroz e envolva bem com as lentilhas. Como num risotto, vá acrescentado a água quente, aos poucos e poucos, juntando mais apenas quando a anterior tiver sido absorvida, e mexendo o arroz de modo a que fique cremoso, o que poderá demorar aproximadaente 30 a 40 minutos em lume brando. Retifique  de sal e pimenta.
Sirva o risotto polvilhado com os coentros picados e os ovos cozidos cortados ao meio.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo09:38

    Uma ideia bastante colorida e exótica para animar dias frios e agitados de Dezembro!
    Tenho vários tipos de lentilhas em casa, e este poderá aparecer a qualquer momento, pois as lentilhas são rápidas de preparar. Além disso, gosto de ideias com elas para variar um pouco a sua forma de preparação.
    As leguminosas têm o condão de ser comida de conforto, e "substância" nos dias frios (estou a lembrar-me das sopas de feijão/grão/lentilhas, feijoadas (ou algo parecido com grão/lentilhas), cozidos, saladas quentes com feijão/grão/lentilhas, etc).

    ResponderEliminar
  2. Um risotto delicioso!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Adoro risotto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/12/fusilli-long-com-molho-pancetta.html

    ResponderEliminar
  4. Hi, extremely nice effort. everybody should scan this text. Thanks for sharing.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18:08

    Tentarei fazer hoje obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir