Bolo de Gingerbread


Já tudo me sabe a natal. A casa decorada, o frio, todos os presentes comprados e embrulhados, os últimos workshops de mesas de festa, as primeiras rabanadas, o Michael Bubblé a cantar musica de natal no carro e em casa, a lareira acesa, as tarefas do calendário de advento, os frascos de compotas alinhados, prontos a serem decorados, a foto para os postais de natal pronta a mandar imprimir, e prestes a começar a saga dos cabazes de natal.
Por isso a vontade de coisas alusivas ao natal é ainda maior do que nunca. A inspiração de todas as revistas e sites e receitas que nos saltam à vista, com aquele apontamento de natal.
E a minha vontade de receber pessoas queridas com uma mesa decorada a preceito. Porque todo o mês de Dezembro é natal, e temos a sorte de ter umas semanas de trabalho mais curtas, e mais tempo para todas estas coisas.
Por isso saiu um bolo com cheiro e sabor a natal. Para esta época festiva.

Ingredientes:

200g de manteiga
300g de açúcar mascavado
200g de mel de cana  - mel de cana sacarina típico da ilha da Madeira
2 ovos
200g de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de canela em pó
225 ml de iogurte natural

Cobertura:
50g de açúcar em pó
água q.b.
groselhas ou bagos de romã a gosto




Preparação:

Num tacho coloque a manteiga em cubos, o açúcar, o mel de cana, e leve ao lume até a manteiga e o açúcar estarem derretidos. Junte depois os ovos batidos e misture bem com a vara de arames.
Numa outra taça coloque a farinha, o bicarbonato de sódio, a canela e o gengibre em pó. Junte o preparado anterior e misture bem com a vara de arames. Acrescente o iogurte e misture mais um pouco.
Coloque depois a mistura numa forma com buraco previamente untada (ou use spray desmoldante se usar uma forma muito recortada como esta que usei da Nordic Ware), e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC,durante cerca de 50 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Retire do forno e deixe arrefecer na forma 30 minutos antes de desenformar para uma grelha deixando arrefecer completamente.
Para a cobertura junte o açúcar em pó com 1 colher de sopa de água quente, misture bem e espalhe sobre o bolo. Termine com as groselhas ou com bagos de romã.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo10:26

    Que sugestão tão aromática, para "aquecer" um dia frio de Dezembro!
    Este bolo lembra um que fiz, há bastante tempo que levava melaço de cana e gengibre, cujo sabor era bastante intenso (demasiado intenso, mesmo!). Apesar de adorar o sabor do gengibre, estou a aprender a gostar do sabor do melaço de cana, pois este tem um travo bastante acentuado.
    O bolo tem uma textura húmida e "pegajosa"? Para experimentar, possivelmente com algumas alterações, ao nível da quantidade de melaço e de açúcar, pois já é demasiado doce para o meu paladar, usar água-mel, ou mesmo adaptando uma receita simples de um bolo de mel que costumo fazer.
    Logo se vê o que se irá fazer, assim que termine o "Bolo Rei de 5 minutos" da Dolce Rita.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que lindo bolo,...deve estar delicioso!
    Passatempo a decorrer, na página de facebook aqui: https://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Ficou mesmo lindo e apetecível! Quero mesmo fazê-lo! Porém, acho q tem demasiado açúcar/mel... Será q ñ dá p 'cortar' p metade? Bjinhos e boas festas :)

    ResponderEliminar
  4. Que ar já super natalício, tão bom :) Beijinhos*

    ResponderEliminar

Imprimir