Tábua de Entradas para as Festividades




Não há nada melhor do que receber pessoas em casa. Nos aniversários, em jantares de amigos, em almoços e família, no Natal e no fim de ano. E nem sempre há tempo para fazer grandes coisas. por isso, nada melhor do que uma tábua de partilha: Simples e fácil de fazer e apenas com a imaginação e o gosto de cada um. Queijos, compotas, mel, frutos secos, charcutaria, fruta variada, tostas e pães a gosto, azeitonas, pickles, chutneys, e depois mais um ou outro petisco que facilmente se incluem...
Hoje deixo-vos uma sugestão perfeita para esta altura de festas, muito simples de realizar e que compõe uma mesa num instante.
Espero que gostem da sugestão.

Patê de salmão fumado
200g de salmão fumado
200g de queijo creme para barrar à temperatura ambiente tipo Philadelphia

Preparação:

Pique finamente o salmão fumado ou use o robot de cozinha ou uma picadora. 
Numa taça junte o queijo creme à temperatura ambiente e junte o salmão fumado previamente picado. Misture bem para ficar bem envolvido e decore a gosto.
Sirva com tostinhas ou pão.

Petisco de Farinheira
1 farinheira
6 ovos
flôr de sal
pimenta de moinho

Preparação:

Faça um golpe a toda a volta da farinheira e leve-a a fritar numa frigideira anti aderente até a pele se soltar. Com a colher de pau vá desfazendo a farinheira até estar estar cozinhada e torradinha.
Bata os 6 ovos com um pouco de flôr de sal e pimenta a gosto e junte à farinheira.
Vá mexendo até os ovos estarem cozinhados.
Sirva morno barrado em tostinhas ou pão fresco.

Mozarella Marinada
200g de mini-mozarellas frescas em bolinhas
azeite q.b.
1 malagueta vermelha chilli
1 mão cheia de folhas de manjericão fresco
2 dentes de alho
Pimenta q.b.

Preparação:

Descasque e pique os dentes de alho. Corte também a malagueta numa juliana fininha assim como o manjericão fresco. Coloque tudo numa tacinha e acrescente o azeite. Junte depois as bolinhas de mozarela bem escorridas e envolva bem no azeite temperando com um pouco de pimenta. Deixe marinar algumas horas (ou de um dia para o outro) antes de servir. Sirva com pão fresco embebendo o pão no azeite aromatizado.

Manteiga de Ervas
100g de manteiga à temperatura
4 colheres de sopa de coentros frescos picados

Preparação:

Bata a manteiga com a ajuda de um garfo e misture os coentros picados. Coloque a mistura numa película aderente e enrole de modo a formar um rolo. Leve ao frigorífico para que ganhe firmeza.
Sirva depois com tostinhas e pão.

Componha depois a tábua com as entradas, pão, tostas e alguma fruta.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo11:01

    Tantos petiscos apetitosos!
    Este tipo de sugestões são sempre úteis para as festas, mas também para lanches ajantarados.
    Por vezes, esquecemo-nos de que há coisas simles, fáceis de preparar, saborosas, e que agradam a todos (ou ser adaptável aos gostos pessoais).
    O paté de salmão lembra uma pasta de atum que costumo fazer com queijo quark ou mesmo um pouco de abacate esmagado, temperado, e que pode levar picles, tomate seco picado (em óleo) ou fresco, raspa e um pouco sumo de limão, etc, consoante a inspiração do momento ou o que houver em casa.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:14

    Olá Joana, vi a foto da mesa no seu instagram e fiquei maravilhada. Que mesa grande!! Aqui por casa, quando está mais gente tenho que ir buscar uma mesa que tenho de reserva para acrescentar à da sala, mas nota-se sempre um desnível e fica feiote... :(

    ResponderEliminar

Imprimir