Espetadas de Frango à Grega com Tzatziki


O tão aguardado calor parece estar a chegar. E portanto parece-me bem partilhar receitas que convidem a refeições mais frescas. Aqui por casa adoramos receitas simples, que se comem à mão, que se partilham à volta da mesa, e com o tempo quente são as melhores para receber os amigos.
Estas espetadas fazem sucesso à nossa mesa em diversas ocasiões, e foram também umas das receitas favoritas dos workshops de receitas de verão do ano passado. Parece-me agora a altura ideal de a partilhar. E depois de ontem foram bastantes os pedidos de receitas de comida para comer com as mãos para os dias de jogos de futebol, e estas espetadas sempre são uma alternativa às pizzas, cachorros e hamburgueres.
Só uma pequena nota - a receita está pensada para fazer em casa, usando o forno, mas podem cozinhar no churrasco, ou num grelhador no fogão, tendo apenas em atenção para não deixarem cozinhar demais para a carne não ficar seca.
Espero que gostem!

Ingredientes para 4 pessoas:

3 peitos de frango
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá de orégão secos
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de coentros em pó
1 colher de chá de colorau
1/2 colher de chá de canela
1 limão
4 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
wraps, pão pita ou chapatis para servir

Tzatziki:
1/2 pepino
200g de iogurte grego
hortelã q.b.
1 dente de alho
1/2 limão

Wraps ou pitas para servir

Preparação:

Corte o peito de Frango em tiras e acrescente o azeite, todas as especiarias, a raspa e sumo de limão, os dentes de alho esmagados e tempere com um pouco de sal e de pimenta. Deixe marinar.
Entretanto prepare o tzatziki. Retire as sementes ao pepino e pique-o finamente ao rale-o. Junte depois com o iogurte grego, a hortelã picada, o dente de alho esmagado e o sumo do limão. Misture bem e retifique de sal. Guarde no frigorífico até servir.
Coloque depois as tiras de frango em espetos de espetadas e coloque-as sobre um tabuleiro que possa ir ao forno previamente forrado com papel de alumínio. (As espetadas devem pousar nas bordas do tabuleiro). Leve-as a cozinhar em forno previamente aquecido a 240ºC com grill, cerca de 15 a 20 minutos, até que fiquem douradas.
Sirva as espetadas o Tzatziki, um pouco de tomate, alface e cebola e os wraps ou pitas.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo10:41

    Essas espetadas chamam o verão!
    Há coincidências, pois tenho peitos de frango em casa e não sabia o que fazer com eles.
    Muito obrigada pela partilha, e venham mais ideias!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:59

    Tzatziki é = Raitha?
    Mas sem o limão?

    ResponderEliminar
  3. Hummm vou experimentar e logo partilharei a experiência;)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:02

    Bom dia !
    Peito de frango em casa, pepino, o iogurte natural... só nao tenho esses tipos de paes, mas tenho baguette! Com certeza a fazer este fim de semana ;)
    Ana

    ResponderEliminar
  5. It is soo informative. Are you also searching for cheap assignment writing help we are the best solution for you. We are best known for delivering the best services to students without having to break the bank

    ResponderEliminar

Imprimir