Bolinhos de Arroz


Da saga nada se perde e tudo se transforma. Assim nasceram estes bolinhos de arroz, de sobras de arroz branco que estavam no frigorífico e de um resto de milho doce que também tinha de ser gasto. Juntei mais uma cenoura, mas podia ter juntado fiambre picado, chouriço, bacon, sobras de carne desfiada e até atum e ervas aromáticas. Basicamente juntar qualquer outra coisa, misturar bem e fritar, para que de sobras de arroz e de outra coisa qualquer nasçam uns saborosos bolos de arroz. A receita foi uma das mais pedidas depois de publicar no instagram os meus petiscos para o dia do primeiro jogo de Portugal no mundial. E aqui fica a singela receita, diretamente das minhas memórias de aproveitamentos que a avó Cila fazia.
Ingredientes para 8 bolinhos:

1 taça com sobras de arroz cozido (arroz branco)
1/2 lata pequena de milho doce
1 cenoura pequena
2 colheres de sopa de farinha
1 ovo
4 colheres de sopa de água
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Numa taça misturar o arroz com o milho doce e a cenoura cortada em cubinhos ou ralada. Juntar depois a farinha, o ovo batido e temperar a gosto com sal e pimenta. Misturar também cerca de 4 colheres de sopa de água para ligar tudo.
Levar uma frigideira anti aderente ao lume com um pouco de azeite e fritar colheradas de massa, até que fiquem douradas. Virar e cozinhar do outro lado.
Deixar escorrer sobre papel absorvente. 
Serve como petisco ou até como refeição principal acompanhada de uma salada.


Bom Apetite! 

2 comentários :

  1. Anónimo10:29

    Gosto destas ideias de reaproveitamentos!
    Há alturas em que faço algo parecido, ou uma espécie de pataniscas, consoante o que há em casa. Com uma sopa e salada, fica uma refeição composta.
    Venham mais ideias assim, para alargar o nosso reportório de ideias de reaproveitamentos!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Otima sugestão ,gosto de receitas de aproveitamento .

    ResponderEliminar

Imprimir