Galette de Amoras


Quase no fim de semana. E não há melhor forma de começar o fim de semana do que com uma coisa doce.  Uma gelette de amoras, preparada com amoras que a Beira Baga simpáticamente fez chegar cá a casa - além de mirtilos e framboesas - sabendo que os miúdos são pequenos devoradores dos mesmos.
Ora as amoras apesar de deliciosas ficaram-me debaixo de olho para uma sobremesa e assim nasceu esta galette, rapidamente preparada e que fez parte da minha mesa, no jantar do dia do primeiro jogo de Portugal no Mundial.
A massa, com farinha de espelta (mas podem usar farinha normal) e manteiga desfaz-se na boca, e a doçura e ligeira acidez do recheio de amoras fazem um contraste delicioso. Acredito que com um pouco de gelado ou natas batidas também deve ficar deliciosa.
E portanto, é com este sobremesa que entramos em modo fim de semana, apesar deste tempo estranho de verão!

Workshops:

Dia 30 de Junho, às 15h, no Porto, nos Workshops Pop Up - “Receitas Simples e Rápidas para as Festas de Verão”. Inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Dia 1 de Julho, às 10h, no Furadouro - Ovar, na Colher de Chá - “Receitas Simples e Rápidas para as Festas de Verão”. Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt

Ingredientes:

Massa:
250g de farinha de espelta integral
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de fermento em pó
180g de manteiga fria 
60ml de água fria

Recheio:
400g de amoras frescas
2 colheres de sopa de açúcar 
2 colheres de sopa de farinha de trigo

Preparação:

Comece por fazer a massa no robot de cozinha. Junte a farinha com o açúcar e o fermento e misture bem. Acrescente a manteiga em cubos e ligue o robot, em velocidade baixa, deixando que a massa se vá formando de modo a que se assemelhe a migalhas grossas. Com o robot a funcionar, junte a água em fio e deixe que se forma uma massa lisa.
Retire a massa do robot e embrulhe-a em película aderente, formando um disco. Leve ao frigorífico pelo menos 30 minutos a repousar antes de usar.
Prepare o recheio. Numa taça coloque as amoras e junte o açúcar e a farinha envolvendo bem. Reserve.
Depois de repousar, retire a massa do frigorífico e estenda-a entre duas folhas de papel vegetal. de modo a obter um circulo com cerca de 30cm de diâmetro. Coloque a massa num tabuleiro - com o papel vegetal por baixo, e espalhe a mistura de amoras sobre a massa, deixando uma borda de cerca de 4cm.
Dobre ou enrole depois as pontas da massa para cima das amoras e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou até a massa estar dourada e cozinhada.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo10:08

    Que bela visão!
    Tinha ficado curiosa com esta galette, pois as amoras são um fruto bastante aromático, além de colorido.
    Talvez a faça com framboesas (mirtilos, morangos, alperces ou outras frutas), dependendo do que tiver em casa.
    Irei ficar com esta receita debaixo de olho, para fazer com amoras silvestres, na altura delas, quando as apanhar (faz parte do "ritual" de Verão).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Oh my. Yummy!
    https://instagram.com/p/BkSfIPPlVSZ/

    ResponderEliminar
  3. Boa, vou apontar e fazer qd tiver frutos vermelhos :) Bjinhos e bom fds.

    ResponderEliminar

Imprimir