Bolo de Laranja e Azeite


Duas laranjas a ficarem murchas na fruteira, e uma receita que me chamou a atenção, de um bolo de azeite e de laranja. Se há pessoa que não precisa de desculpas para cozinhar sou eu, e acordar a uma sexta feira com vontade de cozinhar sabendo que nesse dia até vamos ter a casa cheia, quer dizer que vão sair diversas iguarias da cozinha. E foi mesmo o caso. Um bolo, uma galette, umas asas de frango deliciosas e muitos outros petiscos que encheram a nossa mesa em dia de jogo de Portugal na entrada do mundial. Uma mesa cheia de comida e rodeada de  amigos, e um bolo que não durou muito.

Workshops:

Dia 30 de Junho, às 15h, no Porto, nos Workshops Pop Up - “Receitas Simples e Rápidas para as Festas de Verão”. Inscrições e informações em info@workshops-popup.com


Dia 1 de Julho, às 10h, no Furadouro - Ovar, na Colher de Chá - “Receitas Simples e Rápidas para as Festas de Verão”. Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt
Ingredientes:
(in “Continente MAGAZINE”,  nº 93, Junho de 2018, página 55)

5 ovos
200g de açúcar
raspa da casca de duas laranjas
130g de azeite
160ml de sumo de laranja
280g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Numa taça bata, com a batedeira eléctrica, os ovos com o açúcar e a raspa de laranja até duplicarem de volume. Junte depois o azeite e o sumo de laranja e bata um pouco mais.
Adicione o fermento e a farinha e envolva bem até ficar com uma mistura homogénea e sem grumos.
Coloque o preparado numa forma de chaminé (ou forma com buraco, ou bundt) previamente untada e polvilhada com farinha e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Retire do forno e deixe arrefecer uns minutos antes de desenformar e arrefecer completamente sobre uma grelha.

Bom Apetite!


3 comentários :

  1. Anónimo09:51

    Esta é uma combinação clássica, tradicional e bastante aromática!
    Costumo fazer biscoitos de azeite e laranja (ou limão), e é uma das combinações preferidas em casa.
    Já tinha visto o bolo na revista, e está na lista do "a fazer", pois de momento o apetite por bolos diminuiu.
    Realmente, foi uma sexta feira produtiva! Fiquei curiosa com a galette de amoras, bem como com os fritos de arroz (publicados ontem). é muito bom sinal que um bolo não dure muito!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:57

      PS: fiz o bolo com banana e limão, em vez da laranja. Usei a raspa de 3 limões pequenos, 1 banana madura (100 ml) + 60 ml de sumo de limão (3 pequenos) em vez dos 160 ml de sumo de laranja, e juntei mais 20g de farinha. Ficou muito bom.

      Sara Oliveira

      Eliminar
  2. Tb gostei! Vou apontar mais este ;) Bjinhos.

    ResponderEliminar

Imprimir