Geladinhos de Beterraba e Morango


Assim que o calor começou a aparecer, e o sol a espreitar, o Zé Maria começou a pedir gelados da mãe, daqueles com o “pauzinho”. Prometi que lhe fazia.
Pediu-me com morango e banana e framboesas. Mas a mãe é de inventar. E nessa semana tinha assado beterrabas que tinham vindo com o cabaz de hortícolas  semanal. Andei a fazer para mim, ao pequeno almoço, uma espécie de “bowl”, com beterraba assada, maça, laranja e morangos, que terminava com granola caseira, iogurte e mais frutos vermelhos, e aquilo andava-me a saber maravilhosamente. 
Como ainda tinha beterrabas assadas, e como já tinha percebido como ficavam bem com os morangos, decidi arriscar e inventar para ele uns geladinhos com beterraba e morangos.
O Miguel torceu logo o nariz à combinação e só em perguntava porque é que eu não tinha feito uma coisa “normal” (mas afinal, o que é que esta tem de “anormal”?), mas eu mantive-me na minha e sabia que o miúdo ia gostar. E não me enganei porque os geladinhos de beterraba e morango foram aprovados à primeira dentada.
Deixo a receita para quem quiser experimentar, deixando a ressalva que são mesmo deliciosos.

Dia 30 de Junho, às 15h, no Porto, nos Workshops Pop Up - “Receitas Simples e Rápidas para as Festas de Verão”. Inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Dia 1 de Julho, às 10h, no Furadouro - Ovar, na Colher de Chá - “Receitas Simples e Rápidas para as Festas de Verão”. Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 8 geladinhos:

150g beterraba assada (ser assada faz a diferença)
250g de morangos
50 g de maple syrup (podem adoçar com outro tipo de adoçante se preferirem)
125ml de leite de coco (ou iogurte natural ou natas sem serem batidas)

Preparação:

No copo da liquidificadora ou robot de cozinha coloque a baterraba assada cortada em pedaços, os morangos previamente lavados e sem os pés, o maple syrup ou outro adoçante a gosto e o leite de coco. Triture tudo muito bem a uma velocidade alta até obter uma mistura super homogénea e cremosa. (Como sabem uso a Bimby, e triturei cerca de 1 minuto na velocidade máxima, pois quero uam textura o mais cremosa e homogénea possível).
Verta depois a mistura para as forminhas de gelados (atenção que não deve encher até cima para ter espaço para o líquido expandir) e leve ao congelador cerca de 6 horas ou de um dia para o outro.
Desenforme e sirva.

Bom Apetite!


(Nota: Eu depois de prontos desenformo os gelados todos de uma vez e guardo-os envolvidos em papel vegetal numa caixa plástica no congelador)

5 comentários :

  1. Boa tarde Joana,
    Como fazes para assar a beterraba? (tempo? temperatura? inteira? aos pedaços?)
    Depois de assada e não consumindo toda dará para congelar?
    Obrigada!
    Inês

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:55

    O Zé Maria é um menino aventureiro com os sabores!
    Gostei da ideia, pois o sabor da beterraba deve ter ficado "neutralizado" com os morangos e leite de coco. Por coincidência, fiz no passado fim de semana, um sumo de beterraba (crua) com morangos. Ficou com uma cor bastante bonita, mas fui a única que o bebeu!
    Será para exprimentar, pois até tenho toda a "matéria-prima" em casa (coisa rara, pois falta sempre alguma coisa!). Poderá ser uma forma de usar um resto de beterraba assada que congelei.
    A ver vamos se sai algo colorido, para animar dias cinzentos!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:57

      * experimentar (a distração dá mau resultado!)
      Sara Oliveira

      Eliminar
  3. Que bom aspeto...fiquei com vontade de experimentar!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Joana,

    tenho procurado estas formas e não tenho conseguido encontrar. Pode dizer-me onde adquiriu?
    Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir