Couscous de Couve Flor, com Passas e Amêndoas e Costeletas de Borrego Grelhadas


Regressar de férias é também voltar com (algumas) energias renovadas. E muitas ideias novas para colocar em prática e receitas que se querem experimentar e uma vontade de fazer outras coisas.
Se há alturas em que me sinto mais cansada, e com menos vontade de experimentar e fazer novas receitas, recorrendo sempre a coisas mais básicas e banais, sinto que agora venho cheio de ideias novas e a querer fazer experiências. Seja o millet que já comprei há imenso tempo e que ainda não tinha utilizado pro preguiça, seja a vontade de testar e experimentar receitas novas que estão marcadas e na gaveta há alguns meses.
Voltamos então com estes couscous deliciosos que se comem bem sozinhos ou a acompanhar outra carne da vossa preferência.



Entretanto aproveito para vos convidar para este Sábado, dia 25 de Agosto, às 17h,  estarem comigo, a Convite da Câmara Municipal de Leiria, no Centro Azul - Biblioteca da Praia de Pedrógão para uma conversa informal acerca de livros e comida e a apresentação do “Família e Amigos à Mesa”. Conto com a vossa presença.

Ingredientes para 2 pessoas:

300g de couve flor crua (só os floretes)
1 colher de sopa de passas
1 colher de chá de curcuma
1/2 colher de chá e alho em pó
2 colheres de sopa de amêndoa torrada
coentros frescos q.b.
sal e pimenta q.b.
limão q.b.
500g de costeletas de borrego
3 dentes de alho
100ml de vinho branco
azeite q.b.

Preparação:

Comece por temeperar as costeletas de borrego com sal, pimenta, os alhos picados, sumo e raspa de 1 limão e o vinho branco  e deixe a marinar algumas horas ou de um dia para o outro.
Para preparar os couscous de couve flor, triture grosseiramente os floretes de modo a que se assemelhem a migalhas grossas. Reserve.
Leve uma frigideira ai lume com um pouco de azeite e deixe aquecer um pouco. Junte depois a couve flor picada, a curcuma e o alho em pó, tempere de sal e deixe cozinhar alguns minutos em lume alto, mexendo sempre. Junte depois as passas, as amêndoas torradas, um pouco de coentros frescos picados e raspa de limão e deixe cozinhar mais uns minutos. Retire e reserve.
Grelhe depois as costeletas de borrego num grelhador ou chapa no fogão até que fiquem douradas. Numa taça misture sumo de meio limão, 4 colheres de sopa de azeite, sal, pimenta e um pouco de coentros picados e misture bem. À medida que as costeletas de borrego fiquem grelhadas, vá-as pincelando com esta mistura.
Sirva os couscous de couve flor com as costeletas grelhadas e acompanhe com uma salada de folhas verdes.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo09:50

    Aqui está uma visão deliciosa e vinha a calhar para o meu almoço!
    No meu caso, foi um improviso "express", fora de horas para arranjar a marmita: couscous (os de trigo) com legumes assados no forno (tomate, cebola, alho, courgete, beringela, azeitonas, com um toque de orégãos) e queijo feta.
    As férias têm o condão de recuperar energias e ideias, ganhando novo alento para os meses seguintes. Há sempre algo novo para experimentar, redescobrir com "outros olhos", ou mesmo colocar em prática ideias de estavam na "gaveta".
    Acontece o mesmo comigo, normalmente regresso com a "vista lavada" com paisagens bonitas (ou pequenos pormenores), e tento "capturar" aromas de algo que provei. A outra parte das férias está para breve, e espero regressar com as ideias mais "leves" e "inspiradas", e um cartão de memória cheio de fotografias bonitas!
    Agora, esta receita...será para experimentar com toda a certeza!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Este couscous faz-me lembrar o teu arroz da festa ;) Hei de fazer, até pq tanto o arroz da festa como o teu couscous com cenoura e açafrão fazem furor á mesa ;) Bjinhos e obrigada pela inspiração!

    ResponderEliminar

Imprimir