Fanecas Fritas com Arroz de Grelos


Não sei bem porque é que as fanecas são um peixe tão pouco apreciado. Talvez seja porque faneca que é faneca se come frita - e Deus nos livre do peixe frito - ou porque tem algumas espinhas e claro que é sempre melhor o peixe com menos espinhas, principalmente para arranjar para as crianças. Ainda assim, a faneca tem outras vantagens que para mim se sobrepõem grandemente a estas “desvantagens”. É um peixe de mar, da nossa costa, e é um peixe de pequeno porte e portanto menos sujeito às “contaminações” dos peixes de grande porte, como o atum, salmão e outros. Além disso é um peixe que, sendo peixe de mar, é bastante em conta. Ah, mas tem de se comer frito... Confesso que não conheço outra maneira de fazer fanecas - se alguém conhecer agradeço as partilhas! Mas cá em casa, entre comer peixe de mar frito (e nós fritamos peixe em azeite!) a comer continuamente peixe de aquicultura grelhado, damos a mão à palmatória e lá comemos umas fanecas fritas de vez em quando. Porque é óptimo variar nas espécies de peixe que consumimos, e ter atenção a não consumir apenas peixes de aquicultura. Sardinhas, cavala, carapau, faneca,... são peixes até bastante em conta, e sempre se varia do salmão, robalo e dourada de aquicultura que continuam a ser dos preferidos da maioria dos consumidores. Deixo-vos a sugestão de darem uma oportunidades à faneca. Estas vieram da Peixinho da Lota e em conversa, percebi que são peixe “non grata”. Acho que vou criar o #GIVEACHANCETOFANECA

ingredientes para 4 pessoas:

800g de fanecas amanhadas
sal q.b.
farinha de milho q.b.
azeite para fritar

Arroz de grelos
1 cebola pequena
2 dentes de alho
200g de grelos já cozidos e escorridos
1 chávena (220ml) de arroz carolino
3 chávenas (220ml) de água a ferver
azeite q.b.
sal q.b.

Preparação:

Comece por fazer o arroz de grelos. Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e junte a cebola e os dentes de alho picados. Deixe refogar um pouco e junte o arroz. Deixe fritar tudo por uns minutos e junte depois os grelos cozidos. Envolva bem, junte a água a ferver, tempere de sal. Reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar cerca de 10 a 15 minutos ou até o arroz estar cozido.
Entretanto tempere as fanecas de sal. Passe-as depois pela farinha de milho e leve-as a fritar em azeite quente até que fiquem bem douradas de ambos os lados. Escorra sobre papel absorvente.
Sirva as fanecas fritas com o arroz de grelos e uma salada de tomate. 


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo10:42

    Adoro peixe frito com arroz de grelos (ou de tomate, feijão, cenoura, couve, feijão com couve, etc.)!
    O problema com alguns peixes pequenos ou "menos conhecidos" é que são "desconhecidos" da maioria das pessoas, condicionadas (ou "formatadas") pela oferta disponível nos locais onde compram o peixe, supermercados/hipermercados, ou mesmo as praças da sua área de residência. O peixe "miúdo" ou menos "vistoso" é preterido a favor de um peixe "graúdo" e com poucas espinhas.
    Além disso, parece haver "modas" com os peixes a serem vendidos: salmão, atum, bacalhau fresco, dourada, robalo; e outros que gozam de "má fama", apesar de agora estarem na "mó de cima" como a cavala (para muitas pessoas, é peixe para dar aos gatos).
    Quanto aos fritos (e outras coisas "menos boas"), é sempre bom haver bom senso e moderação no consumo, pois é algo pontual e não numa base diária.
    #GIVEACHANCETOFANECA (e outros peixes "desconhecidos")

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Nunca gostei de fanecas, não pelas espinhas ou por se comer frita (uma das melhores maneiras de comer certos peixes, fritos em azeite) mas sim porque sempre achei que tem um gosto a lodo, alguns dizem que sabe a fénico, é a razão pela qual não aprecio. Mas estas têm excelente aspecto. :)

    ResponderEliminar
  3. Rita10:42

    Das minhas memórias preferidas que se transformaram num dos meus pratos de eleição :) Tendo sangue de Peniche, era uma alegria quando a avó fritava umas fanecas para o almoço. Apesar de o arroz de brócolos aparecer de vez em quando, era mimada com uma bela açorda de ovas para acompanhar (também especialidade da avó). Apoio totalmente a causa #GIVEACHANCETOFANECA :)

    ResponderEliminar
  4. Adoro fanecas! Só não gosto de amanhá-las. :)

    ResponderEliminar

Imprimir