Carbonara de Penne com Chouriço e Rúcula


Nada melhor do que simples refeições para todos os dias. Daquelas que não precisamos de pré preparar, e que se fazem em pouco mais de 10 minutos, neste caso, pouco mais do que o tempo de cozinhar uma massa.
Nos dias (ou melhor, nas semanas) em que por qualquer motivo não consigo pre preparar as minhas refeições da semana, tenho sempre de optar por coisas muito rápidas, porque muitas vezes e com os 3 miúdos em casa, acabo a cozinhar com ela ao colo, e eles de roda de mim... Toda a gente sabe como os finais de dia, sozinha com crianças em casa podem ser difíceis.
Num destes dias lá calhou sair uma massa, que terminei com rúcula do nosso jardim, que continua a crescer cada vez mais. Claro que a rúcula foi só para os crescidos, que os mais pequenos parecem estar numa “greve” a coisas verdes!
E se não quiserem utilizar chouriço? Sobras de carne ou frango assado também fica bem!


Tema: Receitas sem carne nem peixe para todos os dias
Porto - 27 de Outubro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Tema: Receitas Quentes para Dias Frios
Ovar - 28 de Outubro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 6 pessoas

400g de penne
1 chouriço de qualidade
100g de queijo cheddar  (podem usar parmesão também ou queijo da ilha)
3 ovos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
Rúcula q.b.

Preparação:

Coza a massa em água a ferver temperada de sal. Entretanto leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e acrescente o chouriço em rodelas e deixe fritar até ficar dourado.
Rale o queijo cheddar e coloque-o numa taça. Bata os ovos, muito bem batidos e misture-o no queijo temperando a gosto com um pouco de pimenta. Reserve.
Assim que a massa estiver cozinhada, escorra-a e guarde cerca de 100ml de água da cozedura da mesma.
Devolva a massa à panela (já sem água) onde a cozer e envolva-a bem com o chouriço frito. Junte a água que reservou da cozedura da massa à mistura de ovo e queijo, misture bem, e misture tudo com a massa ainda quente - mas o lume desligado). Envolva bem até o queijo começar a derreter e o ovo a cozinhar com o calor residual, e formar um molho cremoso. (A água ajuda a envolver e a soltar a massa!)
Sirva de imediato com a rúcula por cima.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo16:31

    Gosto desta ideia SOS!
    Embora não consiga "atinar" com a simplicidade da carbonara, na parte do ovo, irei ficar com esta ideia para usar os restinhos de carne, que povoam o congelador.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Humm, deve ser optima...
    Simples e saborosa, bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Gosto bastante desta ideia :) Beijinhos*

    ResponderEliminar

Imprimir