Salada de Abóbora Assada e Frango com Espinafres


Há sempre imensas dúvidas quando falo das minhas pré preparações das refeições da semana (aquilo que vulgarmente chamo meal prep). Não se trata de cozinhar refeições para toda a semana à segunda feira, mas sim de pré preparar algumas coisas para que preparar o jantar seja mais simples e rápido. E sim, às vezes posso cozinhar algumas coisas...
Esta semana a minha pré preparação teve direito a abóbora, batata doce e pimento assado, assim como 1/2 frango caseiro assado. Fazer sopa e preparar romã. Na segunda feira jantámos caril de lentilhas que tinha feito em maior quantidade há uns tempos atrás, e do qual tinha congelado uma parte. Com sobras de arroz e legumes do fim de semana o jantar ficou resolvido. Para o jantar de terça feira, foi muito simples, porque tinha a pré-preparação feita. A abóbora assada e guardada em cubos, assim como o frango assado e já desfiado. Para o jantar, juntou-se isso tudo, com espinafres baby e mais umas coisas, e assim foi.
Segue a receita, simples, colorida e a chamar o outono. E assim gastam-se também as abóboras que não servem só para doces e sopa (e são muito nutritivas e baixas em calorias!)

Tema: Receitas sem carne nem peixe para todos os dias
Porto - 27 de Outubro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Tema: Receitas Quentes para Dias Frios
Ovar - 28 de Outubro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 2 pessoas:

50g de espinafres baby frescos
250g de frango assado e desfiado
1/2 abacate
2 colheres de sopa de azeitonas pretas
1/2 abóbora manteiga (butternut) assada
sementes de abóbora q.b.
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Corte a abóbora e o abacate em cubos e coloque numa travessa. Junte as azeitonas em cortadas ao meio, os espinafres baby e o frando desfiado. Tempere com um pouco de sal, pimenta e azeite e envolva bem.
Por cima disponha as sementes de sésamo.
Sirva de imediato.

Nota: Para assar a abóbora, simplesmente cortei ao meio e retirei as sementes. Coloquei num tabuleiro e reguei com um fio de azeite e deixei assar até a abóbora estar macia, cerca de 1 hora, em forno pre aquecido a 180ºC. Depois de fria, guardei no frigorífico, numa caixa hermética. Antes de servir basta retirar a casca e cortar conforme necessário, ou até reduzir a puré.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Bom dia Joana,

    Também faço o meal prep mais ou menos da mesma maneira. E procuro fazer sempre aproveitamentos. Nada se deita fora e tudo se aproveita!

    Beijinhos
    Margarida

    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:06

    Já disse que gosto destas ideias?
    E sim há várias utilizações para a abóbora, sem ser a sopa, doce/compota ou as filhoses. Há muitos pratos regionais, algumas vezes desconhecidos ou que entraram em desuso, que a usam, sejam em papas ou guisados/estufafos/cozidos com ou sem leguminosas.
    Pela minha parte, estou a ver novas ideias para variar o seu uso, pois há tanto para explorar, e é uma forma de as proveitar na sua época - ainda estou para experimentar o crumble, a granola, bem como a abóbora assada no forno com açúcar e especiarias (vista à muitos anos atrás numa revista americana que foi parar por engano à quinta onde morava).
    Venham ideias, para não haver lugar à monotonia!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Vou experimentar, que bom aspecto. Obrigada pela partilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Vou experimentar de certeza! Beijinhos*

    ResponderEliminar

Imprimir