Frango Estufado com Vinho Verde


Voltamos às rotinas e à preparação da ementa semanal com uma receita simples e quase básica mas que fica maravilhosa. Um simples frango estufado, com muito poucos ingredientes, e com vinho verde (bom!) e que cozinha muito lentamente e que depois fica cheio de sabor, e claro, nada a saber a vinho. Por ser uma receita muito simples, torna-se versátil - podem depois juntar massa ou arroz, servir com batatinhas assadas ou puré, ou simplesmente  fazer variados acompanhamentos de legumes coloridos. É uma receita perfeita para fazer nas preparações da semana e guardar feita no frigorífico dois ou três dias antes de servir. E as sobras dão deliciosas empadas ou saladas.
Por aqui o frango foi acompanhado com esparregado de espinafres, encontram a receita no blogue, e com salteado de cogumelos e pimento vermelho. Numa combinação já mais Outonal. Não sei quanto a vocês, mas eu já sinto saudades do Outono....

Ingredientes parar 4 pessoas:

1 frango do campo -( ou caseiro) partido em pedaços
1 cebola pequena
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
300ml de vinho verde
azeite q.b.

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num tacho com um pouco de azeite. Junte depois o frango em pedaços , tempere de sal e pimenta e envolva bem no refogado, deixando-o começar a ganhar cor. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos.
Ao fim desse tempo junte o vinho verde e tape, deixando o frango estufar em lume brando até ficar macio. Retire depois a tampa ao tacho - que deverá ter imenso molho - aumente um pouco o lume e deixe depois esse molho reduzir e o frango começar a ficar dourado, mexendo com regularidade. No final, o frango deverá ter um tom douradinho (mas cuidado para não agarrar) e o molho deverá ter evaporado na totalidade.
Sirva com acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo10:29

    Adoro este tipo de receitas, bem como as ideias para acompanhamentos!
    Este prato tem cores outonais, e é aquele tipo de pratos de conforto que remete para dias mais frescos ou frios.
    Tenho saudades das estações do ano na época devida. Agora, estamos no Outono que mais parece Verão, e as frutas/legumes dessas estações cruzam-se.


    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Adoro essas receitas básicas mas com um toque diferente. Eu nos acompanhamentos são muito simples: arroz, massa ou batata cozida. É algo que tenho de evoluir.

    Eu gosto de todas as estações do ano. Só não gosto quando elas se misturam!

    Beijinhos
    Margarida

    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Ai, o Outono, o frio, a comidinha de conforto, o forno ligado e as tardes chuvosas a fazer bolachas e bolos...Saudades! Calor do inferno que nunca mais acaba!

    ResponderEliminar
  4. Olá.
    Já sigo este blog à imensos anos diariamente. Uma das minhas formas de cozinhar o frango é muito idêntica. Obrigada e muitos parabéns.
    http://artesanatocinda.pt

    ResponderEliminar

Imprimir