Tarte Caramelizada de Amêndoa


Foi um fim de semana de trabalho, com workshops no sábado em Lisboa e domingo em Coimbra, e também muito complicado devido ao mau tempo e ao furacão Leslie, que causou vários transtornos, entre os quais um atraso enorme no meu comboio de sábado que em vez de chegar a Coimbra, pouco antes da 00h, chegou quase às 7h da manhã. E claro, causou toda a destruição que se sabe, arvores caídas por todo o lado, chapas, telas, semáforos, sinais de transito... e eu sei lá mais o quê. Hoje de manhã o caos em Coimbra com o regresso à rotina, e a chuva desta noite a piorar tudo. Mas tudo se resolve.
Entretanto, no meio de tudo isto fiz, como habitualmente um mimo para os participantes do workshop privado de Coimbra. Desta vez uma tarte de amêndoa caramelizada, muito rápida. Daquelas tartes que todos gostam... e devem ter gostado porque acabou muito depressa! E estava realmente deliciosa. Nunca teria dado com esta receita, não tivesse a minha cunhada Diana preparado a tarte no mês passado para o aniversário do meu cunhado e sobrinho. (Porque é uma receita do livro base da Bimby) Sendo assim partilho-a, porque há quem não tenha Bimby, e isso não pode, nem deve ser motivo para não fazerem esta tarte deliciosa (que me parece mais simples e rápida que a receita “tradicional” - e porque há quem tenha provado e não tenha Bimby e a queira fazer!)

Tema: Receitas sem carne nem peixe para todos os dias
Porto - 27 de Outubro - 15h Worshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Tema: Receitas Quentes para Dias Frios
Ovar - 28 de Outubro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt

Ingredientes:
(Receita no livro ABC da Bimby, página 324)

Massa
50g de manteiga amolecida
130g de farinha
50g de açúcar
1 ovo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal q.b.

Cobertura
150g de amêndoa “britada” com pele (a receita pele amêndoa laminada, mas eu usei o que tinha em casa e resultou bem)
100g de açúcar
100g de manteiga
50ml de leite


Preparação:

Numa taça coloque a manteiga, a farinha, o açúcar, o ovo, o fermento e o sal e amasse bem até obter uma massa homogénea e lisa. Forre com ela o fundo de uma tarteira de fundo amovível com cerca de 24cm de diametro, pique com um garfo e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos.
Entretanto coloque num tachinho a amêndoa, a manteiga, o açúcar e o leite, e leve a lume brando, cerca de 10 minutos, mexendo sempre até estar tudo bem derretido e homogéneo.
Verta depois esta mistura sobre a massa previamente cozinhada e leve novamente ao forno, mais 25 minutos, até a parte de cima estar dourada e caramelizada.
Desenforme e sirva fria.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo12:24

    Que belo miminho para um dia chuvoso!
    Adoro a partilha, pois esta é uma das minhas tartes favoritas desde pequena, mas que nunca acerto na textura crocante da minha recordação.
    Não tenho Bimby, e embora seja bastante útil para o dia a dia, está fora do meu orçamento, tal como a batedeira fixa dos meus sonhos (talvez um dia, quando houver folga para estas aventuras ou sair o Euromilhões - nunca se sabe!).
    Relativamente ao workshop de Lisboa, gostei muito, e espero marcar presença nos próximos, se a "agenda doméstica" o permitir. Ainda bem que o regresso a casa correu bem, apesar dos transtornos causados pelo furacao Leslie.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana,

    Conheço bem essa tarte, e já a fiz algumas vezes. Resulta sempre bem!

    Beijinhos
    Margarida

    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Imprimir