Mais uma receita para a mesa de Páscoa. Uma trança salgada mas com uma massa ligeiramente doce, que foi uma das receitas favoritas que levei para o workshop da Páscoa, mas que merece ser partihada aqui.
O recheio pode ficar ao gosto de cada um. Optei por fazer um recheio “triplo” e salgado, mas podem sempre usar outras opções: azeitonas picadinhas, tomate seco, uma mistura de cogumelos, e ainda recheios doces, como doce de ovos e amêndoas, chocolate ou nutella, maça e canela.... E claro que não tÊm de formar uma coroa: podem fazer uma rosca, ou um simples rolo, por exemplo!
Mais uma sugestão para esta Páscoa!
Próximos Workshops:
“Receitas Simples e Deliciosas para Dias de Primavera”
Em LISBOA, PORTO e OVAR
LISBOA - 25 de Maio: Workshops Pop Up Chiado, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)
PORTO - 11 de Maio: Workshops Pop Up Porto, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)
OVAR - Furadouro - 12 de Maio: Colher de Chá, 10h - inscrições em geral@colherdecha.pt
Ingredientes:
500g de farinha
50g de manteiga
50g de açúcar
1 saqueta de levedura seca - 7g
230ml de leite
sal q.b.
1 gema ou leite para pincelar
1 linguiça ou chouriço picado
75g de queijo da Ilha ralado
pesto q.b.
Preparação:
Numa taça coloque o leite morno, a manteiga amolecida, o fermento, uma pitada de sal e o açúcar. Misture bem para dissolver e acrescente a farinha, mexendo depois até obter uma massa que se despegue das paredes da taça.
Amasse depois sobre uma superfície enfarinhada durante 5 minutos. Deixe depois descançar, tapada, durante 10 minutos.
Ao fim desse tempo divida a massa em 3 pedaços iguais. Estique cada um desses pedaços em retangulos e recheie um com queijo da ilha, outro com pesto, e outro com o chouriço picado. Enrole cada um dos pedaços, como se fosse uma torta, de modo a formar um rolo e com os três pedaços forme uma trança prendendo bem a massa nas pontas.
Coloque a trança num tabuleiro que vá ao forno, pincele com gema de ovo ou leite e deixe levedar mais 30 minutos.
Leve depois a massa a forno quente (180ºC) durante cerca de 30 minutos ou até a massa estar cozida e loura.
Sirva em fatias.
Bom Apetite!
Bom dia Joana!
ResponderEliminarApenas uma dúvida: se recheio os três rectângulos e os enrolo, com que massa faço a trança? Peço desculpa, mas realmente não entendi a explicação.
Beijinhos
Bom dia anónimo,
EliminarA massa é dividida em 3 partes, que se esticam com a forma de um rectângulo. Cada um deles é recheado, e enrolado como se fosse uma torta, fechando bem as pontas. A trança é formada com estas 3 "tortas".
Espero que a explicação ajude e experimente, pois a trança é bastante deliciosa (provei-a no workshop).
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Ai...esta trança!
ResponderEliminarOs recheios combinam entre si, e é uma boa forma de variar o folar, no caso de haver não apreciadores de folares.
Seja como trança (ou outro formato) ou em formato de pãezinhos, é algo para aparecer numa mesa de festa, lanche ajantarado ou piquenique.
De momento, já tenho a quota dos folares, doce e de carnes, preenchida. No entanto, quem sabe se não aparece algo extra?
Um grande beijinho,
Sara Oliveira