Panzanela de Bacalhau


Uma receita a pensar nos dias mais quentes que ainda não chegaram. Uma receita que pode ser um almoço ou jantar mais ligeiro, uma forma de aproveitar até algumas sobras de bacalhau, ou até uma entrada fresca de um churrasco ou de uma refeição entre amigos, para variar de saladas mais comuns.
Quem provou adorou esta panzanela de bacalhau. Portanto vale a pena partilhar uma receita que tanto sucesso tem feito cá em casa.
Espero que gostem!

Próximos Workshops:

 “Receitas Simples e Deliciosas para Dias de Primavera” 
Em LISBOA, PORTO e OVAR

LISBOA - 25 de Maio: Workshops Pop Up Chiado, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

PORTO - 11 de Maio:  Workshops Pop Up Porto, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

OVAR - Furadouro - 12 de Maio: Colher de Chá, 10h - inscrições em geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 4 pessoas:

300g de tomate
1 lombo de bacalhau
1 folha de louro
2 pães tipo carcaça
6 dentes de alho
10 azeitonas pretas q.b.
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de vinagre
2 colheres de sopa de salsa picada
azeite q.b.

Preparação:

Comece por assar o lombo de bacallhau. Coloque o lombo de bacalhau com a pele virada para baixo numa assadeira pequena e regue generosamente com azeite. Junte o louro e 2 dentes de alhos esmagados grosseiramente e leve a assar certa de 20 minutos. Retire, desfie em lascas e reserve o bacalhau.
Para a panzanela corte o pão em cubos não muito grandes.
Leve uma frigideira ao lume com 3 colheres de sopa de azeite e dois dentes de alho picados e acrescente o pão. Envolva bem e deixe o pão, tempere com um pouco de sal, e deixe o pão saltear nesta mistura até que fique dourado e crocante. Retire e coloque sobre papel absorvente.
Entretanto corte o tomate em cubos e coloque numa saladeira. Acrescente as azeitonas também picadas grosseiramente e tempere com os restantes dentes de alho esmagados numa papa, um pouco de azeite, sal e pimenta a gosto e o vinagre. Envolva bem e acrescente também a salsa picada e as lascas de bacalhau.
Junte os cubos de pão à salada de tomate e bacalhau e envolva bem para começar a absorver os sucos dos mesmos. Sirva de imediato!


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo09:59

    Adoro este tipo de saladas!
    Além de ser uma forma de usar algum pão que sobre, pode variar consoante os ingredientes usados. Faço-a várias vezes com o que há em casa, especialmente no Verão. Muitas vezes, uso os elementos do gaspacho (pepino e pimentos), cebola e orégãos.
    Fiz uma parecida em dose individual, há umas semanas atrás para gastar um pequeno restinho de bacalhau cozido e um resto de um pão alentejano (uma fatia e algumas côdeas). Uma autêntica surpresa, e um cruzamento entre uma salada de bacalhau e uma salada de tomate com "croutons" aldrabados.
    Uma ideia para ter em conta, pois tem tudo para agradar a todos!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. É mesmo deliciosa...

    ResponderEliminar
  3. Thank for your informative and educational post. It leads readers to every detail of the story. Thank you.

    Ba Na Hills Tour from Da Nang| Phong Nha Pioneer Travel

    ResponderEliminar

Imprimir