Tomates Assados com Salada de Quinoa


Foi um fim de semana difícil, em que nos despedidos da “Bisa” Mena, a minha avó emprestada e a avó que também ganhei nesta família que sempre me acolheu com tanto amor e carinho. A avó goesa que me ensinou tantas receitas indianas, algumas delas que já aqui partilhei com todos vocês. Foi a hora de dizer adeus, que custou a todos: os filhos, netos e também os muitos bisnetos que já tinha. Chegou a hora dela, e sabemos agora que é uma estrela brilhante neste céu que acolhe todos aqueles que amamos e já cá não estão, e que olhará por todos.
E começamos esta semana um pouco mais tristes, mas a saber que devemos sempre honrar as pessoas que são importantes para nós.
E para hoje, uma receita sem carne nem peixe. Com tomate e quinoa.
Espero que gostem!

Ingredientes para 4 pessoas:

Para cozinhar a quinoa:
1 chávena de chá de quinoa
2 chávenas de chá de água
sal q.b.

8 tomates chucha
quinoa cozinhada anteriormente
1 pimento vermelho
10 azeitonas
1 mão cheia de rúcula 
1 dente de alho
sal e pimenta q.b.
salsa picada
azeite q.b.

Preparação:

Coloque a quinoa numa panela juntamente com 2 chávenas de água e tempere com um pouco de sal. Deixe levantar fervura, tape e reduza o lume para o mínimo, deixando cozinhar cerca de 10 minutos ou até a água evaporar. Desligue o lume, mexa com um garfo e deixe repousar mais 10 minutos. Está pronto a comer ou a ser misturado com o que quiser. Pode guardar no frigorífico numa caixa de vidro hermética alguns dias. 
Para os tomates recheados comece por cortar longitudinalmente os tomache chucha e a escavar com a ajuda de uma colher o seu interior (reserve o interior do tomate para fazer molho de tomate, arroz, para juntar a bolonhesa de carne - pode congelar!)
Coloque depois os tomates a escorrer sobre papel absorvente virados para baixo. Coloque-os depois numa assadeira, tempere de sal e pimenta e asse-os até que fiquem macios. Retire e deixe arrefecer.
Entretanto corte o pimento em cubinhos e leve-os a saltear numa frigideira com um pouco de azeite e o alho picado e sal. Acrescente depois a quinoa já cozinhado e envolva bem. Retire do lume e acrescente as azeitonas em pedaços a salsa picada e as folhas de rucula, envolvendo bem.
Recheie os tomates com a mistura de quinoa e polvilhe com um pouco mais de salsa picada.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Anónimo13:17

    Força neste momento difícil!
    A perda de um ente querido leva algum tempo a "assimilar" o vazio criado, situação que se atenua aos poucos com o passar do tempo.
    Relativamente a estes tomates recheados, é mais uma forma de variar os legumes recheados, seja com o tomate ou outros legumes.
    Mais uma ideia para ter em conta, para futuras refeições.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir