Bolo de Cenoura e Coco


As férias, da páscoa. Uma tarde feliz passada com as sobrinhas. Fizemos pão e um bolo. Esperamos com os primos viessem da escola e lanchamos todos juntos. Depois houve brincadeiras: legos, aos ninjas, saltos no sofá. A mãe chega e elas não querem ir para casa... pedem mais um bocadinho porque ainda não brincaram nada. Correm descalços pela casa. Espalham almofadas e brinquedos. Dão gritinhos e gargalhadas de felicidade.
Já disse que fizemos um bolo delicioso de cenoura e coco?

Ingredientes:

250g de cenouras 
4 ovos
100ml de óleo vegetal (uso óleo de grainha de uva prensado a frio. Também podem usar óleo de coco se preferirem ou azeite ou oleo vegetal normal)
250g de açúcar mascavado
175g de farinha de espelta
50g de coco ralado
1 colher de sopa de fermento em pó


Preparação:

No copo da liquidificadora ou robot de cozinha coloque a cenoura descascada e cortada em pedaços, os ovos, o óleo, o açúcar e o fermento e triture até obter uma mistura homogénea. Junte depois a farinha e o coco e envolva com a colher de pau.
Coloque a massa num forma de chaminé, previamente untadas e polvilhadas, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer uns minutos e desenforme deixando arrefecer completamente sobre uma grelha.
Depois do bolo frio, polvilhe como um pouco mais de coco ralado.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Gargalhadas e bolo - haverá algo melhor? ;) Bjinhos e bom fds (vou apontar a receita, claro)!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20:02

    Pela amostra, foi uma tarde bem divertida!
    Lembra os tempos de escola, em que as férias eram desejadas e aproveitadas ao máximo (que saudades desses tempos despreocupados!).
    É uma sugestão deliciosa para variar o bolo de cenoura!
    Também, deverá ficar bem com a abóbora ou batata doce cruas, na mesma quantidade das cenouras. Costumo fazer um bolo em que uso a mesma base (ou com ligeiras alterações), e que varia consoante a fruta ou legume usado, ralado em crú (maçã, marmelo, abóbora, cenoura, batata doce).
    Mais uma boa sugestão para experimentar brevemente!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Parece delicioso. Posso substituir a farinha de espelta por farinha.sem fermento tipo 55? Qual a vantagem de usar esse tipo de farinha? Muito obrigada e continuação de muito sucesso

    ResponderEliminar

Imprimir