Merendinhas de Banana e Chocolate


Muitas vezes o fim de semana serve para fazer assim umas coisas um bocadinho diferentes para o lanche. Os miúdos gostam sempre de por a mão na massa, gostam de esticar com o rolo, gostam de enrolar e rechear. Mesmo que a tarefa com eles demore muito mais tempo, é uma coisa que fazemos nos fins de semana que tenho disponíveis com eles. E eles também gostam muito de cozinhar com a mãe e estão sempre a pedir para ajudar.
Estas merendinhas são deliciosas, e muito simples de preparar. A receita é da revista da Bimby, mas adaptei alguns ingredientes e amassei a massa à mão, porque não há criança que não goste de meter a mão na massa, e foi uma forma de os manter entretidos.
O recheio, em vez do tradicional queijo e fiambre sugeridos, fomos mais gulosos e decidimos uma combinação diferente. Mas as merendinhas são optimas para rechearem com o que quiserem.
Fiquei fã da receita da massa e vou fazer mais vezes, de certeza!

Ingredientes para cerca de 12 merendinhas:
(adaptado de revista “Bimby, momentos de partilha”, Março 2019, página 88)

250ml de bebida vegetal de aveia (se preferir use leite ou outra bebida vegetal)
1 saqueta (7g) de levedura seca - tipo fermipan
80g de açúcar mascavado
120g de manteiga
3 ovos + 1 para pincelar
600g de farinha de espelta (se preferir use farinha de trigo normal)
sal q.b.
6 bananas não muito grandes
200g de chocolate 70% cacau
sementes de papoila q.b.

Preparação:

Aqueça ligeiramente a bebida de aveia, até que fique morna, e acrescente o fermento. Mexa até dissolver. Reserve.
Numa taça coloque a farinha, o açúcar e uma pitada de sal. Misture bem. Abra uma cova ao centro e misture a bebida vegetal com o fermento dissolvido, os 3 ovos previamente batidos e a manteiga derretida. Amasse bem até formar uma bola (se necessário acrescente um pouco mais de farinha). 
Numa superfície enfarinhada amasse a massa até que fique macia e elástica. Coloque na taça, tape com uma toalha ou película aderente e deixe levedar num local morno até duplicar de volume.
Estenda depois a massa com cerca de 1,5cm de altura e corte-a em 12 quadrados mais ou menos do mesmo tamanho.
Corte as bananas em rodelas e pique grosseiramento o chocolate e recheie cada um dos quadrados com rodelas de banana e chocolate em pedaços.
Enrole depois cada um dos quadrados como se fosse uma torta e feche as pontas pressionando bem (se necessário pincele as pontas com um pouco de água para fecharem melhor)
Pincele depois cada uma das merendinhas com o ovo batido e polvilhe com sementes a gosto. Deixe leveda mais 15 minutos.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 200ºC cerca de 15 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. ajuda portugal agora por que nao trabalhos para os jovems e os velhos...ajuda agora mais por que tudo muito, muito mal economicamente, muita muita pobresa agora, muita. Obrigado e te vejo nas Sopas dos Pobres com tudas noites em Porto :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20:01

    Adoro esta sugestão!
    A massa parece ser bem mais leve que as outras massas levedadas, além de ser versátil para algo doce ou salgado (recheado ou barrado com um molho pesto/pasta de azeitonas, por exemplo).
    Esta combinação de banana e chocolate é bastante gulosa, e também deve ficar bem com outras combinações: banana e manteiga de frutos secos (amendoim, amêndoa, avelã), framboesas/mirtilos/pêssego/alperce/maçã com chocolate preto/branco ou frutos secos picados, dependendo dos casos.
    Com a massa simples é possível obter uns pãezinhos para rechear, ou eventualmente juntar pedaços de chocolate à massa, obtendo uma espécie de "manhãzitos" caseiros.
    Muitas ideias para experimentar, assim que tenha oportunidade de colocar as "mãos na massa"!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Copiei a receita para fazer, mas sem a banana e com frutos secos e/ou maçã aos cubinhos :) Bjinho e bom fds!

    ResponderEliminar

Imprimir