Muitas vezes o fim de semana serve para fazer assim umas coisas um bocadinho diferentes para o lanche. Os miúdos gostam sempre de por a mão na massa, gostam de esticar com o rolo, gostam de enrolar e rechear. Mesmo que a tarefa com eles demore muito mais tempo, é uma coisa que fazemos nos fins de semana que tenho disponíveis com eles. E eles também gostam muito de cozinhar com a mãe e estão sempre a pedir para ajudar.
Estas merendinhas são deliciosas, e muito simples de preparar. A receita é da revista da Bimby, mas adaptei alguns ingredientes e amassei a massa à mão, porque não há criança que não goste de meter a mão na massa, e foi uma forma de os manter entretidos.
O recheio, em vez do tradicional queijo e fiambre sugeridos, fomos mais gulosos e decidimos uma combinação diferente. Mas as merendinhas são optimas para rechearem com o que quiserem.
Fiquei fã da receita da massa e vou fazer mais vezes, de certeza!
Ingredientes para cerca de 12 merendinhas:
(adaptado de revista “Bimby, momentos de partilha”, Março 2019, página 88)
250ml de bebida vegetal de aveia (se preferir use leite ou outra bebida vegetal)
1 saqueta (7g) de levedura seca - tipo fermipan
80g de açúcar mascavado
120g de manteiga
3 ovos + 1 para pincelar
600g de farinha de espelta (se preferir use farinha de trigo normal)
sal q.b.
6 bananas não muito grandes
200g de chocolate 70% cacau
sementes de papoila q.b.
Preparação:
Aqueça ligeiramente a bebida de aveia, até que fique morna, e acrescente o fermento. Mexa até dissolver. Reserve.
Numa taça coloque a farinha, o açúcar e uma pitada de sal. Misture bem. Abra uma cova ao centro e misture a bebida vegetal com o fermento dissolvido, os 3 ovos previamente batidos e a manteiga derretida. Amasse bem até formar uma bola (se necessário acrescente um pouco mais de farinha).
Numa superfície enfarinhada amasse a massa até que fique macia e elástica. Coloque na taça, tape com uma toalha ou película aderente e deixe levedar num local morno até duplicar de volume.
Estenda depois a massa com cerca de 1,5cm de altura e corte-a em 12 quadrados mais ou menos do mesmo tamanho.
Corte as bananas em rodelas e pique grosseiramento o chocolate e recheie cada um dos quadrados com rodelas de banana e chocolate em pedaços.
Enrole depois cada um dos quadrados como se fosse uma torta e feche as pontas pressionando bem (se necessário pincele as pontas com um pouco de água para fecharem melhor)
Pincele depois cada uma das merendinhas com o ovo batido e polvilhe com sementes a gosto. Deixe leveda mais 15 minutos.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 200ºC cerca de 15 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha.
Bom Apetite!
ajuda portugal agora por que nao trabalhos para os jovems e os velhos...ajuda agora mais por que tudo muito, muito mal economicamente, muita muita pobresa agora, muita. Obrigado e te vejo nas Sopas dos Pobres com tudas noites em Porto :)
ResponderEliminarAdoro esta sugestão!
ResponderEliminarA massa parece ser bem mais leve que as outras massas levedadas, além de ser versátil para algo doce ou salgado (recheado ou barrado com um molho pesto/pasta de azeitonas, por exemplo).
Esta combinação de banana e chocolate é bastante gulosa, e também deve ficar bem com outras combinações: banana e manteiga de frutos secos (amendoim, amêndoa, avelã), framboesas/mirtilos/pêssego/alperce/maçã com chocolate preto/branco ou frutos secos picados, dependendo dos casos.
Com a massa simples é possível obter uns pãezinhos para rechear, ou eventualmente juntar pedaços de chocolate à massa, obtendo uma espécie de "manhãzitos" caseiros.
Muitas ideias para experimentar, assim que tenha oportunidade de colocar as "mãos na massa"!
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Copiei a receita para fazer, mas sem a banana e com frutos secos e/ou maçã aos cubinhos :) Bjinho e bom fds!
ResponderEliminar